Mato Grosso do Sul é destaque negativo no assunto 

 

Poucos minutos após o fechamento dos portões dos locais de prova, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou o tema da redação do Enem 2015. Os estudantes terão de escrever sobre “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, neste domingo (25).

No primeiro dia de provas, uma pergunta sobre feminismo chamou a atenção dos candidatos e o assunto já era apontado como possível tema da redação.

Os candidatos de Mato Grosso do Sul, terão muito a falar sobre o assunto. Por aqui, os índices de violência contra a mulher são alarmantes e o Estado ocupa o 5° lugar no ranking brasileiro de casos de violência doméstica e o 2º com maior registro de estupros, segundo dados apresentados pela CPMI, (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito), que investiga a violência contra as mulheres no Brasil, em 2012.

O Estado também abriga a primeira Casa da Mulher Brasileira, projeto pioneiro que reúne em um mesmo espaço várias instâncias de proteção à mulher. 

De acordo com ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o primeiro dia de provas foi considerado tranquilo e a expectativa é de que o segundo, neste domingo (25), também seja.

Serão cinco horas e meia de provas em que os candidatos precisarão responder a 45 questões de linguagens, 45 de matemática e produzir uma redação. Os portões foram fechados às 13 horas do horário de Brasília, ao meio-dia em Campo Grande.

Dados divulgados neste sábado (24), mostram que 364 pessoas foram eliminadas durante o Enem no primeiro dia de provas.  Violência contra a mulher é o tema da redação do Enem 2015