Uso de Internet chega a 93% das escolas brasileiras
Velocidade da conexão ainda é uma barreira, aponta pesquisa TIC Educação
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Velocidade da conexão ainda é uma barreira, aponta pesquisa TIC Educação
Os resultados da pesquisa TIC Educação 2014 foram apresentados hoje (21) pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), e segundo o relatório 93% das escolas urbanas que possuem computador estão conectados a Internet, sendo 92% nas escolas públicas e 97% nas escolas privadas.
Com o objetivo de avaliar a infraestrutura das TICs (Tecnologias de informação e comunicação) nas escolas e sua utilização nos processos educacionais, foram entrevistados 930 diretores, 881 coordenadores pedagógicos, 1.770 professores e 9.532 alunos, no período de setembro de 2014 a março de 2015.
Ainda segundo a pesquisa, a proporção de instituições com computadores móveis e tablets também é crescente, 79% das escolas públicas possuem computador portátil (em 2013 eram 73%) e 29% tablets (em 2013 eram 11%).
Na edição publicada hoje a pesquisa ainda mostrou que as novas tecnologias estão mais presentes no cotidiano dos alunos das escolas brasileiras, 87% dos alunos de escolas públicas urbanas são usuários de Internet (ou seja, acessaram a rede nos três meses que antecederam a entrevista). Entre estes, 79% acessaram a rede pelos celulares.
Apesar do crescimento do acesso à Internet entre os alunos, somente 41% dos estudantes de escolas públicas usuários de Internet fizeram uso da rede na escola, sendo que o principal local de acesso segue sendo o seu domicílio (77%).
Para Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br,“apesar de avanços verificados nos últimos anos, a velocidade de conexão ainda é uma das principais barreiras, especialmente se considerada a necessidade de uso simultâneo de equipamentos em uma mesma escola”. Em 2014, 41% das escolas públicas com conexão à Internet tinham a principal conexão à rede com até 2 megabits/s de velocidade. Em 2013, essa proporção era de 50%. Nas escolas privadas é menor o percentual de instituições que têm conexão limitada a até 2 megabits/s: 21% das escolas com Internet.
A realidade de Campo Grande não é diferente. Estudantes reclamam da lentidão da rede das escolas públicas da Capital. Esse é o caso de Maria Gabriela Galdino Lemes, 16 anos, estudante de escola pública de Campo Grande. Segundo ela, há acesso a rede na escola que estuda. “São duas duas salas de informática, mas a velocidade é lenta. Nos computadores da escola, a gente quase não usa a Internet porque é tudo muito devagar”, disse ela. Maria Gabriela ainda afirmou que faz mais uso da Internet pelo celular, “mas, em outro horário porque na escola não pode”, explica.
Para a estudante Francieli Franco, 18 anos, o celular é a opção. “Eu uso a Internet pra fazer trabalho, também, pelo celular porque a rede da escola não é boa”, disse ela.
O Cetic.br, do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no país.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Parece um rio’: Poças de lama deixam ruas da Homex intransitáveis
Moradores enfrentam dificuldades para passar e ruas da região neste domingo (15)
Última semana da Primavera será de temperatura na casa dos 30°C e tempo instável
A partir de quinta-feira (19), volta a chover em Mato Grosso do Sul
Justiça mantém prisão de jovem flagrado com Jeep de ex-superintendente da Cultura assassinado
Defesa do jovem havia entrado com pedido de liberdade provisória no sábado (14)
Refrigeração estraga, Santa Casa transfere pacientes e atrasa cirurgias de trauma
Setor passa por alterações temporárias, o que altera a lista de procedimentos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.