Torre tem 116 metros e pode receber novos equipamentos

A torre da RTVE (Rádio e TV Educativa) pode virar parte do Centro Integrado de Comando e Controle, da (Secretaria de Justiça e Segurança Pública). A estrutura, que fica no Parque dos Poderes e tem 116 metros, receberia equipamentos para comandar todas as operações de comunicação, gerenciamento de crises e atuação dos órgãos de segurança pública.

De acordo com o governo do Estado, o Centro Integrado de Comando e Controle deve ficar na área ao lado da RTVE.  O suporte ao sistema de telecomunicação será dado pela Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão Educativa de Mato Grosso do Sul), que cederá a torre.

A escolha leva em conta a localização, pois é próxima do Comando da PM, Delegacia Geral de Polícia Civil, Bope (Batalhão de Operações Especiais) e Acadepol. A torre foi recentemente equipada pelo SISNACC (Sistema Nacional de Comunicações Críticas). Por acordo de cooperação mútua o Exército está adotando a torre como suporte ao projeto piloto.

Para concretizar a parceria, será necessário, primeiramente, a área passar para gestão da SAD (Secretaria de Administração). O Centro Integrado de Comando e Controle está sendo projetado com base na experiência obtida no esquema montado para a Copa no Rio de Janeiro. É uma obra de R$ 22 milhões e será custeada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça.