Cerca de 7 mil funcionários pedem reajuste de 12%

Servidores estaduais reclamam da demora do governo do Estado em negociar o reajuste anual. Embora ainda falte oito dias para a data base – 1º de maio – o Sindsad – MS (Sindicato dos Servidores da Administração do Estado de Mato Grosso do Sul) afirma que as negociações deveriam iniciar no início do mês de abril.

“Queremos um reajuste linear, ou seja, igual para todos, de 12% para todos os 7 mil servidores que o sindicato representa. As negociações eram para ter início na segunda quinzena de abril, mas até agora ninguém respondeu os ofícios que mandamos”, revela a presidente do Sindsad, Lilian Fernandes.

Lilian explica que o sindicato se respalda na reposição inflacionária que, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), foi de 7,29%. “Queremos um ganho real, pois a inflação não corresponde a um aumento salarial e sim à perda do poder de compra. Além disso, vamos pedir as particularidades de cada carreira, como, por exemplo, quem trabalha nas UNEIs (Unidades Educacionais de Internação) tem uma carreira diferenciada”, ressalta.

O Executivo, por meio da assessoria de imprensa, disse que, a princípio, se reunirá esta semana com servidores da educação na Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul). Posteriormente, o governador do Estado Reinaldo deve encontrar-se com outros sindicatos para iniciar discussões sobre o reajuste salarial.