Sem definição sobre reposição, alunos da rede municipal terão aula no feriado

Escolas estão utilizando feriados para repor aulas perdidas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Escolas estão utilizando feriados para repor aulas perdidas

Os alunos da rede municipal de Campo Grande devem passar o feriado de 7 de Setembro em sala de aula. Depois de aproximadamente três meses de greve dos professores, o calendário de reposição do período letivo já começou em várias escolas. A ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública) e o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), ainda não fecharam como serão garantidos os 200 dias exigidos.

No total, o movimento deixou os alunos sem aulas durante 67 dias letivos. Sem a definição sobre o calendário escolar, as escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) que aderiram à paralisação, têm autonomia para repor. 

O presidente da ACP, Geraldo Gonçalves destaca que embora as aulas tenham sido retomadas, é necessário esperar a nomeação do novo titular da Semed (Secretaria Municipal de Educação), para tratar sobre a reposição, no entanto, até o momento, não se sabe quando e quem vai assumir a pasta.

“Os professores querem uma orientação sobre a reposição. Ligam toda hora para saber como isso irá funcionar, mas precisamos discutir isso com o próximo secretário. Amanhã (3) faremos uma reunião com representantes sindicais de cada escola para discutir o assunto”, declara.

Para Gonçalves, a principal preocupação é em relação à forma como a reposição será feita. “Temos três grandes preocupações: o cumprimento da reposição; a qualidade de ensino e a saúde do aluno e do professor. Não basta ter aluno em sala. A reposição tem de ser feita com qualidade”, observa.

Enquanto o impasse permanece, algumas escolas estão utilizando os feriados para adiantar o processo de reposição para que os 200 dias letivos sejam cumpridos. A greve dos professores terminou na última quinta-feira (27). A categoria estava paralisada desde o dia 25 de maio.

No feriado da Independência, comemorado na próxima segunda-feira (7), muitas escolas terão aula. O momento cívico também será utilizado para compor o quadro de reposição de aulas.

A assessoria de comunicação da Prefeitura explica que as escolas têm autonomia para decidir a forma como a reposição será realizada e por conta disso não é possível estimar quantas escolas farão reposição nos feriados e os pais precisam verificar a situação com a direção da escola onde os filhos estudam.

Ainda conforme as informações, “todas as escolas que estiveram em greve já começaram a reposição. As que necessitam de mais aulas a serem repostas já estão adotando as reposições em 5º tempo e também os sábados”.

Conteúdos relacionados

chuva