Segunda chance: candidato anula questão e avança na prova da OAB-MS
Acadêmico teve de recorrer à Justiça Federal
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Acadêmico teve de recorrer à Justiça Federal
O acadêmico do último ano de direito, Jairo Alfonso Bulhões Varela, de 22 anos, garantiu na Justiça o direito de realizar a segunda fase do exame da Ordem da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul), depois de comprovar que uma das questões não apresentava a alternativa correta. O primeiro recurso foi negado e ele precisou recorrer à Justiça Federal.
Segundo o advogado, Gerson Almada Gonzaga, que representa o acadêmico, o erro estava na questão 59 do caderno verde, do exame realizado no dia 3 de março deste ano. Ele sustenta que as possibilidades oferecidas como resposta, não eram compatíveis à situação exposta.
“A questão trata de prescrição penal e não apresentava a resposta correta em nenhuma das alternativas. Meu cliente recorreu e ainda assim a OAB não concedeu provimento. Tivemos de entrar na Justiça Federal porque a resposta que eles consideraram vai contra ao que diz o próprio Conselho Nacional de Justiça”, relata.
O advogado defende ainda que o exame apresentava 80 questões e que o candidato, que precisava acertar 50% da prova, havia acertado outras 39 e que a decisão do juiz Federal Pedro Pereira de Souza, que concedeu a liminar nessa sexta-feira (15), foi fundamental para que ele pudesse fazer a segunda fase do exame que será realizada neste domingo (17).
“Vamos levar a intimação ao presidente da OAB-MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, para que ele tome as providências para que meu cliente faça a segunda fase amanhã. O objetivo é despertar as pessoas para que não desistam dos seus direitos e que não se satisfaçam com o primeiro não. Se outras pessoas entrarem como terceiro interessado e o mérito for confirmado posteriormente, poderão ser beneficiadas e entrar diretamente na segunda fase”, destaca.
O candidato também enfatiza que foi importante defender seu posicionamento. “A alternativa considerada correta pela OAB não estava de acordo com o sistema jurídico, eles contaram um dia a mais do que seria o correto. Me sinto muito satisfeito porque tive de buscar a Justiça para ter um direito. Acreditei, busquei e consegui. Temos de acreditar até o fim por mais que todo mundo diga que não dará certo”, declara.
A segunda fase da OAB-Ms será realizada neste domingo em Campo Grande. Posteriormente a OAB-MS também poderá entrar com uma ação para recorrer da decisão concedida a favor do candidato.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
Há quatro meses, vizinhança lida com som alto, impedimento de trânsito de pedestres e falta de privacidade em seus estacionamentos
Sem focinheira, Pitbull escapa de coleira e mata Lhasa apso após ataque na Praça do Papa
Tutora do Pit bull indicou clínica veterinária e desapareceu após ataque
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.