Restaurantes e lanchonetes devem fornecer cadeira infantil nas normas da ABNT

Estabelecimentos têm até 120 dias para se adequar

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Estabelecimentos têm até 120 dias para se adequar

Restaurantes, lanchonetes e similares em Mato Grosso do Sul deverão disponibilizar cadeira infantil nas especificações da ABNT. O projeto, aprovado na Assembleia Legislativa na semana passada, foi sancionado pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB).

Segundo a proposta aprovada, os estabelecimentos devem oferecer ao consumidor cadeira infantil nas especificações contidas na norma técnica NBR 15991, da Associação de Normas Técnicas (esta Norma estabelece os requisitos mínimos relativos à segurança de cadeiras altas do tipo doméstico, para crianças com até 15 kg,). Os restaurantes e outros locais têm 120 dias, a contar da data da publicação, para se adequar à nova norma.

Caso não cumpra, os estabelecimentos podem sofrer as sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor, detalha a lei. A iniciativa da proposição, de autoria do deputado Márcio Fernandes (PTdoB), acontece em virtude do número de acidentes ocasionados pela irregularidade das cadeiras fornecidas pelos estabelecimentos comerciais.

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) propôs aos fabricantes nacionais e internacionais a certificação do instituto para regulamentar a venda do produto no Brasil. Dados do Ministério da Saúde apontam que o número de atendimentos feitos em hospitais públicos atinge uma média de 100 internações ao ano, sem contar os casos que são levados pelos pais aos hospitais particulares ou que dispensam a ida ao hospital. (Com informações Assembleia Legislativa de MS)

Conteúdos relacionados

lei seca cerveja bebidas
Yoga