Contribuinte poderá requisitar contestação até o vencimento do imposto

O prefeito Alcides Bernal (PP) publicou no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta segunda-feira (21) detalhamento sobre a forma de lançamento e pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do próximo ano.

Diante do aumento considerado abusivo em alguns casos, o secretário responsável pela Sepanflic (Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Controle), Disney de Souza Fernandes, convocado pelos vereadores para prestar esclarecimentos sobre o cálculo do reajuste do IPTU, garantiu em audiência que a cobrança poderá ser contestada pelos contribuintes até 30 dias após o vencimento.

Segundo o secretário, quem tiver interesse em questionar o valor deve procurar a Central de Atendimento ao Cidadão dentro do período estipulado para que o valor seja analisado. A Prefeitura terá até 60 dias para analisar a cobrança.

Na publicação desta segunda-feira, a Prefeitura da Capital explica que ‘será concedido desconto no pagamento do IPTU e TAXAS do exercício de 2016, aos contribuintes que não tenham para com a Fazenda Pública Municipal débitos de qualquer natureza, inscritos ou não em Dívida Ativa e que o pagamento seja efetuado até as datas dos seus respectivos vencimentos: I – 20% (vinte por cento) para o pagamento à vista em condição antecipada; II – 10% (dez por cento) para o pagamento à vista; III – 5% (cinco por cento) para pagamento parcelado em até 10 (dez) vezes’.

Já os descontos serão concedidos à vista em condição antecipada, no período de 2 a 11 de janeiro de 2016, com desconto de 20%, à vista até 12/2/2016 com desconto de 10%, ou com descontos de 5% se  parcelado em até 10 (dez) vezes com vencimento da 1ª (primeira) parcela em 12/02/2016 e as demais todo dia 10 dos meses subseqüentes.

Confira mais detalhes nas tabelas publicadas no Diogrande, (páginas 1 e 2):

Prefeitura dá 30 dias para contribuintes reclamarem dos valores no IPTU 2016
Prefeitura dá 30 dias para contribuintes reclamarem dos valores no IPTU 2016
Prefeitura dá 30 dias para contribuintes reclamarem dos valores no IPTU 2016