País vizinho confirmou seis casos da doença

O prefeito de ,Ludimar Godoy Novais, distante 324 quilômetros de Campo Grande, admitiu que a cidade está assustada com a informação de que seis pessoas foram diagnosticadas com o vírus do , no município vizinho, Pedro Juan Cabalero, Paraguai. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, e está ligada a pelo menos 300 casos de microcefalia em recém nascidos, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde.

Conforme o prefeito, na cidade ainda não há nenhuma caso registrado da doença, mas os trabalhos de conscientização e prevenção do mosquito, velho conhecido dos brasileiros, transmissor da dengue e da chikungunya, foi intensificado. “Também pedi ao secretário que verifique junto a Secretaria Nacional de Saúde, se é possível acessar algum recursos específico para que possamos mais condições de combater o mosquito”.

Godoy ainda destacou que está debatendo o assunto com o governo vizinho. “Nós estamos hoje o dia todo, conversando com as autoridades paraguaias, porque eles não tem a mesma condição da gente de combater a dengue. Então de qualquer forma nós precisamos pensar em uma ação eficiente”, detalhou.

Quanto a relação com a microcefalia, o prefeito disse que também vai implantar campanhas massivas para conscientizar as mulheres sobre os riscos de contrair o vírus durante a gravides, e como agir, caso isso aconteça.

Zika no Paraguai

O Ministério da Saúde Pública do Paraguai confirmou na noite da última sexta-feira (28) seis casos do zika-vírus em Pedro Juan Caballero, que faz fronteira com Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul. Segundo o órgão, a maioria dos infectados é adulta. A preocupação com o vírus está maior no Brasil depois do aumento de casos de microcefalia em bebês, que estão sendo relacionados ao zika.