Ligue 132:maioria dos atendimentos em MS é referente ao uso de álcool
Nos dois primeiros meses deste ano o canal recebeu 25 chamadas de MS
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nos dois primeiros meses deste ano o canal recebeu 25 chamadas de MS
O Ligue 132, serviço do programa Crack, é possível vencer recebeu 134 ligações de Mato Grosso do Sul durante o ano de 2014. O canal tem o objetivo de prevenir o uso de drogas como maconha, cocaína, álcool e tabaco no país e funciona 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados.
Dados do Ligue 132 indicam que a maioria das ligações do Estado foi feita pelos próprios usuários. Em segundo lugar aparece atendimento feito a parentes de dependentes, que ligam em busca de orientação.
Contabilizou-se ainda que do total das ligações 73 chamadas foram para pedir orientação sobre consumo de álcool. O segundo maior índice de atendimentos do Ligue 132 no Estado é relacionado ao uso de cocaína.
De acordo com informações disponibilizadas pela assessoria do canal, somente nos dois primeiros meses deste ano foram atendidas 25 chamadas do Estado. O maior índice de procura por ajuda continua sendo de casos relacionado ao uso de álcool seguindo pelo consumo de cocaína.
Muitas dessas ligações ocorrem quando as pessoas estão sob o efeito da substância quando ou sentindo-se vulneráveis. Nesses casos, são utilizadas estratégias para tranquilizar o indivíduo, enquanto são sugeridas opções para tratamento. Para a supervisora Hilda Moleda, nesse tipo de atendimento é necessário acolher o indivíduo.
“É importante ouvir o usuário, suas angústias e dificuldades e a partir disso criar um vínculo para melhor auxiliá-lo disponibilizando o serviço para um atendimento personalizado sem julgá-lo.”
Hilda também destaca que o álcool é uma das substâncias mais difíceis de parar, tendo um alto índice de recaídas. Dados do Ligue 132 apontam que 20% das pessoas que ligam buscando acompanhamento de álcool recaem e acabam consumindo novamente a substância. “É necessário auxiliar o usuário a perceber que a recaída deve ser encarada como um processo de aprendizado. É indispensável verificar os motivos que o levaram a recair. Isso diminui a chance de novos episódios”.
Inaugurado em 2005, o Ligue 132 atende de forma sigilosa e anônima. Desde 2012 quando o serviço passou atender 24 horas, o Ligue 132 ajudou mais de 120 mil pessoas.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.