Ligue 132:maioria dos atendimentos em MS é referente ao uso de álcool

Nos dois primeiros meses deste ano o canal recebeu 25 chamadas de MS

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Nos dois primeiros meses deste ano o canal recebeu 25 chamadas de MS

O Ligue 132, serviço do programa Crack, é possível vencer recebeu 134 ligações de Mato Grosso do Sul durante o ano de 2014. O canal tem o objetivo de prevenir o uso de drogas como maconha, cocaína, álcool e tabaco no país e funciona 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados. 

Dados do Ligue 132 indicam que a maioria das ligações do Estado foi feita pelos próprios usuários. Em segundo lugar aparece atendimento feito a parentes de dependentes, que ligam em busca de orientação.

Contabilizou-se ainda que do total das ligações 73 chamadas foram para pedir orientação sobre consumo de álcool. O segundo maior índice de atendimentos do Ligue 132 no Estado é relacionado ao uso de cocaína.

De acordo com informações disponibilizadas pela assessoria do canal, somente nos dois primeiros meses deste ano foram atendidas 25 chamadas do Estado. O maior índice de procura por ajuda continua sendo de casos relacionado ao uso de álcool seguindo pelo consumo de cocaína.

Muitas dessas ligações ocorrem quando as pessoas estão sob o efeito da substância quando ou sentindo-se vulneráveis. Nesses casos, são utilizadas estratégias para tranquilizar o indivíduo, enquanto são sugeridas opções para tratamento. Para a supervisora Hilda Moleda, nesse tipo de atendimento é necessário acolher o indivíduo.

“É importante ouvir o usuário, suas angústias e dificuldades e a partir disso criar um vínculo para melhor auxiliá-lo disponibilizando o serviço para um atendimento personalizado sem julgá-lo.”

Hilda também destaca que o álcool é uma das substâncias mais difíceis de parar, tendo um alto índice de recaídas. Dados do Ligue 132 apontam que 20% das pessoas que ligam buscando acompanhamento de álcool recaem e acabam consumindo novamente a substância. “É necessário auxiliar o usuário a perceber que a recaída deve ser encarada como um processo de aprendizado. É indispensável verificar os motivos que o levaram a recair. Isso diminui a chance de novos episódios”.

Inaugurado em 2005, o Ligue 132  atende de forma sigilosa e anônima. Desde 2012 quando o serviço passou atender 24 horas, o Ligue 132 ajudou mais de 120 mil pessoas.

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