Alunos não estariam participando de palestras

No dia 10 de março, o Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) baixou norma acabando com ‘aulinha' antes da prova prática para alunos da categoria de moto. Instrutores de autoescolas de manifestaram-se nesta sexta-feira (10) contra o que acham abusivo por parte do departamento.

“Esta determinação prejudica os alunos e instrutores que ganham por aula ministrada. Esta determinação é abusiva e discriminatória, já que a proibição só atinge candidatos à categoria A”, fala Antônio Gonçalves, presidente eleito do sindicato de instrutores de autoescolas que ainda diz que a ‘aulinha' servia para deixar o aluno mais relaxado.

Já o presidente do Sindicato das Autoescolas, Wagner Prado, afirma que a determinação foi repassada para as autoescolas no dia 31 de março, e que a justificativa dada pelos instrutores não é plausível. “Se o aluno já vem para a prova, no mínimo ele deve estar preparado para poder realizá-la”, afirma Wagner.

De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, a medida foi tomada porque os alunos não estariam participando das palestras realizadas antes das provas, por causa da ‘aulinha', e que a medida não será revogada.

“O índice de reprovação por conta desta medida deve aumentar, além de prejudicar os instrutores que ganhavam 10 reais em média por aula ministrada. Por mês cada instrutor deve perder em média 16 aulas”, fala Antônio.

A auxiliar de produção Carolina da Silva, de 19 anos, reprovou a medida. “Esta medida atrapalha, eu gostaria de fazer aula antes”, fala Carolina. Outro aluno que também que reclamou da medida é Luís Henrique Souza, de 18 anos. “Acho importante porque esta aula acaba ajudando”, diz o auxiliar de escritório.