Greve dos fiscais do Mapa completa 9 dias e processos de exportação estão suspensos

Carga viva continua com tramitação normal em MS

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Carga viva continua com tramitação normal em MS

A greve dos fiscais do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) completa nove dias nesta sexta-feira (25), em Mato Grosso do Sul. A categoria reivindica a recomposição do quadro de pessoal via concurso público, meritocracia na ocupação dos cargos comissionados e reposição salarial devido às perdas inflacionárias. 

De acordo com a Delegacia Sindical da categoria, os fiscais requerem que os cargos comissionados com função executiva sejam ocupados por profissionais do quadro de servidores, inibindo as indicações políticas. A greve continua até que o governo Federal apresente uma proposta à categoria.

Desde o início da mobilização, o comando de greve de Mato Grosso do Sul já contabiliza 243 caminhões que estão parados ou tiveram o trânsito normal comprometido para exportação ou importação de produtos agropecuários. 

Além disso, 277 processos de liberação para exportação de carnes ou sementes estão com as análises suspensas. Cargas como as de pintinhos de um dia e ovos incubados, considerados cargas vivas, continuam com a tramitação normal para liberação pelos fiscais e os serviços essenciais à garantia da saúde pública e da sanidade animal e vegetal estão mantidos.

Conteúdos relacionados

chuva