Santa chegou a em 1941 e já conquistou mais de 25 mil fiéis

Amor, devoção, fé e gratidão marcaram a missa de aniversário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que neste sábado (27) completa 149 anos. A celebração que teve início às 7 horas foi transmitida ao vivo pela TV Imaculada e reuniu centenas de fiéis no Santuário, todos com o único intuito de agradecer os milagres alcançados.

No rosto de cada fiel a expressão de amor, demonstra o carinho e a devoção imensurável. Os relatos de bênçãos são incontáveis. Conforme o padre e reitor do Santuário Perpétuo Socorro, Dirson Gonçalves, todas as semanas são recebidas ao menos 50 cartas de agradecimentos.

“As pessoas encontram respostas e bênçãos nos pedidos feitos a Nossa Senhora Perpétuo do Socorro. Ela nos apresenta a Deus e apresenta-o a nós. É mãe e como toda mãe, quer ver o Pai próximo dos filhos. Devemos nos aproximar dela para que com ela tenhamos um encontro real com Deus”, declara o padre.

Os milagres são muitos e as curas são sempre as graças mais lembradas pelos fiéis. Nas cartas escritas com amor, os devotos relatam curas de pneumonia, síndromes raras, convulsões, picadas de animais peçonhentos. Situações que levariam à morte, mas que por meio da fé restaurou a vida física e espiritual.

Devoto há mais de 20 anos, o aposentado Edgar José de Azevedo, de 71 anos, remete à Santa, a cura do câncer de próstata. “Fui curado por meio dela. Fiz o pedidos nas novenas e ela me concedeu essa graça. Minha vida mudou totalmente por meio dela”, garante o fiel.

 Kátia Jesus de Almeida, de 37 anos, é devota da Santa desde 2012 e também recebeu um milagre de cura. “Minha mãe foi diagnosticada com câncer de mama. Comecei a vir às novenas e na quinta vez recebi a minha graça. Desde então, nunca mais faltei. Minha mãe foi curada e ela e toda a minha família se tornaram devotos”, relata.

Em Mato Grosso do Sul a Santa começou a conquistar fiéis pouco tempo depois de chegar ao Estado.  O ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi encontrado pelo Papa Pio IX, em 1866, no Vaticano. Documentos históricos revelam que a imagem foi criada pelo apóstolo Lucas.

Depois de encontrada, no Vaticano, a autoridade suprema da ordenou aos padres redentoristas italianos, que divulgassem a Santa por todo o mundo.  Segundo o padre Dirson, o ícone chegou a Campo Grande em 1941 e foi agregando devotos por meio das graças alcançadas nas missas realizadas no Santuário.

Atualmente estima-se que ao menos 25 mil fiéis participem das 18 novenas realizadas todas as quartas-feiras das 6 às 23 horas. Padroeira em sete municípios de Mato Grosso do Sul, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro pode ser transformada, por meio de ação popular que será votada na Assembleia Legislativa, Padroeira do Estado.

A missa de aniversário da Santa terminou com queima de fogos de artifício e as celebrações continuam. Neste sábado às 18 horas os fiéis se reúnem para rezar o terço. Logo depois, às 19 horas será celebrada a Santa Missa.

Neste domingo (28), será realizada a Missa dos Motoristas, em seguida procissão e bênçãos dos automóveis. Às 10 horas a Santa Missa no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às 16 horas unção dos enfermos e às 18h30 procissão e missa.