Evento acontece até 6 de janeiro, nos Altos da Afonso Pena

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), inaugurou na noite desta terça-feira (8) mais uma edição da Cidade do Natal, cujo tema este ano é Cidade da Luz. Criada em 2009 na gestão do ex-prefeito Nelsinho Trad, a Cidade do Natal fica nos Altos da Avenida Afonso Pena e é um espaço que veio para ficar. Já sobreviveu a três trocas de gestão e continua em pé, com reparos aqui e ali.

O prefeito Alcides Bernal destacou o caráter do evento, como familiar, seguro e pacífico, e também convidou todos a visitarem o local, que funcionará das 16h às 22h, diariamente, até o dia 6 de janeiro. “Mais uma vez acharam que eu não ia conseguir, que isso aqui não ia acontecer. Mas fizemos o Natal de Luz, mostrando que temos condições, sim, de vencer obstáculos e superar as dificuldades. A solução aqui foram as parcerias público-privado, reaproveitamento de muito material de anos anteriores. Ainda falta decorar a Praça Ary Coelho e a Afonso Pena está quase concluída”, destacou.

Demora

Mesmo com atraso de uma hora (a chegada de Bernal estava marcada para as 19h, com a solenidade prevista para as 19h30, e teve início por volta das 20h), milhares de pessoas aguardavam o acendimento da árvore de natal, que teve direito até a contagem regressiva. Quem cuidou da decoração este ano foi o diretor do CCI (Centro de Convivência do Idoso) Vovó Ziza, que afirma ter usado a criatividade para deixar o local pronto para o evento de hoje. “A tarefa foi árdua, mas não desanimamos. Recorremos à mão-de-obra da prefeitura, pessoas que nem eram especializadas, mas que aprenderam a deixar o local bonito para os campo-grandenses”, relatou.

Enquanto a solenidade não começava, muitos pais tentavam domar crianças irritadas com o atraso. “Estou aqui desde as 18h30, com uma criança de braço, porque esse atraso todo?”, reclamou Iranildes Sá, 53, costureira, que levou a neta Amanda, 2, para ver a atração gratuita. Da mesma forma, Clarice Benites, 22, dona de casa, que estava com a filha Júlia, 2, também reclamou do atraso. “Aqui não é um lugar que tem conforto, a gente fica em pé, e ainda demoram esse tanto para começar.”, disse.

Já os sete membros da família Rohwedder compareceram pela primeira vez ao evento e não pareciam reclamar muito. “Chegamos atrasados, há uma meia hora, então dá pra esperar um pouco mais. E isso aqui está muito bonito, faço questão de dizer”, afimrou Angelo Rohwedder, 50, autônomo, pai do Lucas, 4.

Robou a festa

A caravana iluminada da Coca-Cola, iniciativa do Shopping Campo Grande, dividiu a atenção do público. Enquanto o prefeito visitava as instalações, logo após cortar a fita que ‘inaugurou’ a Cidade da Luz, centenas de pessoas se voltaram os caminhões da Coca-Cola, no outro lado da avenida. Decorados com temas natalinos e com a música clássica de natal da marca de refrigerantes, um dos caminhões abrigava o trenó do Papai Noel, com renas e o bom velhinho.

Após passar pelos Altos da Afonso Pena, a Caravana seguiu trajetória pela avenida.