Aos 101 anos, paciente só consegue deixar CRS com ordem judicial

Idosa estava entubada e sedada, e era ventilada manualmente

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Idosa estava entubada e sedada, e era ventilada manualmente

Uma idosa de 101 anos que estava internada em posto de saúde conseguiu na Justiça vaga na Santa Casa na noite desta terça-feira (27). Alicia Maria de Jesus estava internada em posto de saúde em estado grave, entubada e sedada, sendo ventilada manualmente.

O caso

Alicia sofreu mal súbito na manhã de domingo. Ela foi atendida pelo Samu e encaminhada para CRS do Aero Rancho, onde foi recusada por falta de vaga, segundo familiares. Com isso, ela foi levada para CRS na Moreninha III.

No posto de saúde da Moreninha III os médicos constataram que a idosa precisava de atendimento emergencial em UTI, pois suspeitavam de derrame cerebral. Os familiares foram informados de que não havia estrutura para atendê-la e que sete pacientes estavam na frente dela esperando vaga para serem transferidos para hospital.

Sem solução, os familiares entraram com ação na Justiça nesta segunda-feira (26)  e foi concedida ordem judicial no Mandado de Segurança para obrigar a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) a transferir Alicia para uma unidade médico-hospitalar adequada para seu tratamento em doze horas.

Outro lado

A Sesau informou que, vinte quatro horas depois, a idosa de 101 anos, que é cega, foi transferida para a Santa Casa.

Conteúdos relacionados