Temporal de dez minutos atinge apenas região sul da Capital e chuva deve permanecer

Um temporal que durou cerca de dez minutos deixou rastros de destruição na tarde dessa quinta-feira (23), no entanto, a tempestade atingiu apenas a região sul de Campo Grande. Durante a chuva, um raio atingiu uma escola e os ventos, com velocidade estimada em mais de 50 km/h (quilômetros por hora), derrubaram árvores e destelharam […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um temporal que durou cerca de dez minutos deixou rastros de destruição na tarde dessa quinta-feira (23), no entanto, a tempestade atingiu apenas a região sul de Campo Grande. Durante a chuva, um raio atingiu uma escola e os ventos, com velocidade estimada em mais de 50 km/h (quilômetros por hora), derrubaram árvores e destelharam algumas casas.

Segundo o chefe de operações da Defesa Civil, Hélio Queiroz Dahgr, na Escola Municipal José Dorileo de Pina, localizada na Vila Alves Pereira, o raio atingiu a caixa d’água ao lado de uma sala de aula e provocou o destelhamento de dois blocos que foram interditados.

Os ventos também derrubaram duas árvores nas áreas interna e externa da escola e provocaram a queda de um poste de energia elétrica. Na ocasião, dois alunos ficaram feridos e foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com o chefe de operações da Defesa Civil, duas casas vizinhas da escola também foram parcialmente destelhadas e uma árvore não resistiu aos ventos e caiu obstruindo parte da via na Avenida Guaicucus. “Tivemos apenas essas ocorrências, mas o caso mais sério foi o da escola”, garantiu.

A Defesa Civil ressaltou ainda que em casos de temporais é importante evitar ficar próximo de árvores e lugares com possibilidade de destelhamento. “Orientamos as pessoas a não ficaram perto de árvores e sempre observar os telhados de onde estão abrigadas. Em locais de alagamento é necessário esperar a chuva passar e nunca atravessar uma enxurrada”, alertou.

O Corpo Bombeiros registrou duas ocorrências de quedas de árvores, uma na Avenida Guaicurus no Jardim Campo Alto e outra na Rua Begair Menezes Nogueira, no Conjunto Residencial Recanto dos Rouxinóis.

A assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros disse que foi necessário retirar uma árvore na Rua Maria Luiza de Souza no Jardim Universitário, que estava com risco de queda. Não houve registro de alagamento.

Previsão do tempo – A meteorologista do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos), Cátia Braga, garantiu que o tempo fica um pouco mais nublado e com pancadas de chuva na maior parte do Estado, até a próxima terça-feira (28).

Em Campo Grande, Corumbá e Maracaju, a temperatura não deve ultrapassar os 30°C e o céu fica encoberto e com pancadas de chuva, principalmente no fim da tarde. No município de Três Lagoas, a temperatura começa a diminuir a partir deste sábado (25) e os termômetros devem registrar máxima de 32°C.

Na região sul próximo de Ponta Porã também chove entre hoje e amanhã, mas o tempo fica seco no domingo (26). Conforme a meteorologista, em todo o Estado, as chuvas devem atingir cerca de 30 milímetros até o dia 1º de novembro. Não há previsão de ventos fortes para os próximos dias.

Conteúdos relacionados