Dilma decreta luto oficial de três dias pelas vítimas da chuva na região serrana

A presidente da República, Dilma Rousseff, decretou na tarde deste sábado (15) luto oficial de três dias pelas “vítimas dos temporais que assolaram vários municípios do Brasil, principalmente da região serrana do Estado do Rio de Janeiro”. Mais cedo, o governador do Rio, Sérgio Cabral, também decretou luto oficial, por sete dias, pelas mortes na […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A presidente da República, Dilma Rousseff, decretou na tarde deste sábado (15) luto oficial de três dias pelas “vítimas dos temporais que assolaram vários municípios do Brasil, principalmente da região serrana do Estado do Rio de Janeiro”. Mais cedo, o governador do Rio, Sérgio Cabral, também decretou luto oficial, por sete dias, pelas mortes na região serrana.

Tragédia

O forte temporal que atingiu o Estado do Rio de Janeiro na terça-feira (11) deixou centenas de mortos e milhares de sobreviventes desabrigados e desalojados, principalmente na região serrana.

As cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto foram as mais afetadas. Serviços como água, luz e telefone foram interrompidos, estradas foram interditadas, pontes caíram e bairros ficaram isolados. Equipes de resgates ainda enfrentam dificuldades para chegar a alguns locais.

No final da noite desta sexta-feira (14), a presidente Dilma Rousseff liberou R$ 100 milhões para ações de socorro e assistência às vítimas. Além disso, o governo federal anunciou a antecipação do Bolsa Família para os 20 mil inscritos no programa nas cidades de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis.

Empresas públicas e privadas, além de ONGs (Organizações Não Governamentais), também estão ajudando e recebem doações.

Os corpos identificados e liberados pelo IML (Instituto Médico Legal) começaram a ser enterrados quinta-feira (13), alguns deles sem identificação. Hospitais estão lotados de feridos. Médicos apelam por doação de sangue e remédios. Os próximos dias prometem ser de muito trabalho e expectativa pelo resgate de mais sobreviventes.

Conteúdos relacionados

chuva de meteoros
dengue