O piloto polonês Robert Kubica, da Renault, fez valer a máxima de que tudo fica imprevisível na Fórmula 1 quando chove. Na manhã deste sábado nublado e chuvoso em Interlagos, ele surpreendeu e fez o melhor tempo no terceiro e último treino livre para o GP do Brasil. Agora, todos se preparam para a sessão de classificação, que começa às 14 horas e definirá o grid de largada para a prova de domingo.

Os pilotos rodaram pouco nesta terceira e última sessão, com a clara intenção de economizar os pneus de chuva para o treino que definirá o grid de largada ainda neste sábado. Tanto que quem mais completou voltas foi o espanhol Jaime Alguersuari, que deu 27 com sua Toro Rosso e ficou apenas em 15º lugar. Enquanto isso, Kubica foi o mais rápido de todos, ao conseguir o tempo de 1min19s191.

Todos privilegiaram o uso dos pneus intermediários, já que não parou de chover. Nada intenso e forte, mas uma garoa constante o suficiente para manter o asfalto molhado, formando até algumas poças que se acumularam ao redor da pista e dos boxes. A temperatura baixa (22ºC na pista e 20ºC no ambiente) também impediu que os pneus atingissem o melhor desempenho na manhã deste sábado.

Favorito a conquistar a pole position no GP do Brasil, o alemão Sebastian Vettel ficou em segundo lugar no treino livre, mostrando que, mesmo sob chuva, tem grandes chances de ser o primeiro colocado do grid de largada. Já o seu companheiro na Red Bull, o australiano Mark Webber, não passou da 11ª posição – deu apenas seis voltas -, atrás de todos os outros pilotos que estão na disputa do título.

Líder do campeonato, o espanhol Fernando Alonso fez o quinto melhor tempo, mas deu apenas nove voltas na pista, assim como o seu companheiro de Ferrari, o brasileiro Felipe Massa, que conseguiu a quarta posição. Ambos ficaram atrás do inglês Lewis Hamilton, da McLaren, que foi o terceiro colocado. Também candidato ao título, o inglês Jenson Button, da McLaren, terminou em nono lugar.

Entre os demais pilotos brasileiros, Rubens Barrichello conseguiu o 10º lugar com sua Williams no terceiro e último treino livre. Lucas di Grassi, por sua vez, foi o 22º colocado com a Virgin. E Bruno Senna veio logo atrás com a Hispania, ao terminar a sessão na 23ª posição.