Mais de 60% dos voos programados para o aeroporto Santos Dumont, no Rio, foram cancelados por causa da chuva nesta terça-feira, segundo a Infraero (estatal que administra os aeroportos).

De acordo com o órgão, das 6h até as 17h, dos 114 voos previstos para o Santos Dumont, 30 (26,3%) atrasaram e 71 (62,3%) foram cancelados. O aeroporto está aberto para pousos e decolagens, mas a visibilidade ainda está prejudica e opera por instrumentos.

O temporal que atinge o Estado desde a noite de ontem (5), fechou o Santos Dumont por duas vezes hoje. Na primeira vez a pista ficou fechada para pousos e decolagens, das 6h23 às 9h10, já na segunda, apenas as decolagens foram suspensas das 11h50 até as 12h23.

Com o fechamento do aeroporto no centro do Rio, Congonhas (na zona sul de SP) acumulou filas de passageiros no saguão que tiveram as viagens canceladas. Segundo a Infraero, dos 165 voos previstos até as 17h, 64 atrasaram e 32 foram cancelados. Desses 32 cancelados, 25 tinham como destino o Rio de Janeiro.

A lotação de passageiros em Congonhas começou a ser normalizada no início da tarde de hoje, mas o aeroporto ainda opera por instrumentos devido à chuva que atinge a cidade paulista. No entanto, os pousos e decolagens funcionam normalmente.

Já o aeroporto do Galeão, também no Rio, registrou 41 atrasos nos 86 voos programados. Nenhum voo foi cancelado.

Em Guarulhos (na Grande SP), dos 133 voos desde as 6h, seis foram cancelados e cinco atrasaram.