Outra enterrada

A delação do famigerado doleiro Lúcio Funaro foi anulada pelo ministro do STF Edson Fachin mês passado, contam fontes do Judiciário. Em março, a Procuradoria Geral da República e o MP entraram com o pedido junto ao gabinete do juiz. O processo corre em sigilo. Desde então, a defesa de Funaro tentou insistentemente medidas procrastinatórias, sem sucesso. O próximo passo é “enquadrar” o delator, sob risco de ele voltar à cadeia. Essa medida muda o jogo para Eduardo Cunha, um dos principais prejudicados pela delação e já absolvido. Porque abre caminho para ele processar a União. É outra derrota da Operação Lava Jato.

Na moita

Só foi ser inocentado pelo TSE, dois dias depois o ex-deputado Neri Geller (PP-MT) foi nomeado pelo chefe da Casa Civil, Rui Costa, no último dia 21, como Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura. Ele sonha voltar a ser ministro se Carlos Fávaro sair na esperada minirreforma do 1º semestre. Tem padrinhos fortes para isso.

Ferida pessoal

Um trecho na página 140 na biografia do finado Edmond , “A jornada de um banqueiro”, de Daniel Gross, explica o porquê de o Banco Safra contrariar outros parceiros e recusar, ainda, o plano oferecido pela devedora Americanas. Está no gene da instituição secular: “Para os grandes bancos, as perdas eram simplesmente parte do negócio. Para Edmond, cada uma delas era uma ferida pessoal”.

Na planície

Quem o sai com a impressão de que o ministro Alexandre Padilha, da articulação do Palácio, anda cansado e quer descer à planície. Deputado federal eleito, ele almeja ser o Líder do Governo na Câmara no lugar de José Guimarães (PT-CE). Quer se credenciar junto aos prefeitos para o Senado ou Governo de São Paulo. Seu plano B é o Planejamento, mas tem outra na fila para esta pasta: Miriam Belchior.

Porteira aberta

Carlos Goulart, secretário da poderosa Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, está com a porteira aberta para deixar a vaga, conta a rádio corredor da pasta. O setor anda insatisfeito com sua atuação, que prestigia muito a proteína vegetal. Goulart é protegido de Carlos Ernesto Augustin, irmão de Arno Augustin, ex-Tesouro.

Gelada do campo

A cerveja artesanal ganha a cada dia mais destaque com um viés social. Premiada como a melhor cerveja do Brasil neste setor, a Colombina, de Goiânia, vai lançar uma cerveja à base de fermento de mandioca. É projeto de fomento a agricultura familiar.

ESPLANADEIRA

 Ministério da Agricultura determina recolhimento de 12 lotes de azeites de oliva impróprios para o consumo. # MCom viabiliza doação de 23 mil computadores da Caixa para escolas públicas. # Sesc RJ leva “Uma viagem pelo coração” ao Park Shopping (MS). # Censo 2022 indica que o Brasil se tornou um País mais feminino com 96,9 homens para cada 100 mulheres. # Vale e Imazon
firmam parceria para estender o Índice de Progresso Social na Amazônia. # Governo do Rio anuncia redução média de 4,39% do IPVA em 2024.

A respeito da nota publicada, o advogado Pedro Jaguaribe, da defesa de Lúcio Funaro, esclarece que “as notícias veiculadas (…) não são verdadeiras. Não é demais relembrar que o processo em curso perante o Supremo Tribunal Federal encontra-se gravado de sigilo, de modo que esta defesa não irá se pronunciar sobre qualquer assunto a ele relacionado (…)”. A reportagem ratifica que ouviu de três diferentes fontes do Judiciário o supracitado.