A OAB (Ordem de Advogados do Brasil) suspendeu ontem o registro do advogado criminalista João Neto, 47 anos, preso em flagrante em abril por suspeita de agredir a companheira em Maceió.
Registro profissional foi suspenso por 90 dias em decisão unânime. Avaliação da OAB ocorreu durante um julgamento realizado na última quinta-feira pelo Tribunal de Ética e Disciplina da seccional da Bahia, e foi divulgada ontem pelo órgão.
A suspensão preventiva, no entanto, ocorreu por um processo ético disciplinar instaurado antes da prisão dele. João Neto era investigado pela Ordem por “conduta incompatível com a dignidade da profissão e com o exercício profissional da advocacia”.
A OAB disse que apurava falas indevidas do advogado. Com mais de dois milhões seguidores no Instagram, o homem frequentemente dizia para sua audiência que a cabeça e o coração deveriam ser os alvos preferenciais para disparos de arma de fogo. Ele ficou, inclusive, conhecido pelo bordão “no coco e no relógio”.
Ele também mentia sobre ser ex-policial militar. Em um podcast, João Neto contou que até forjava na suposta época em que era PM. A corporação, no entanto, desmentiu a informação e disse que ele nem mesmo concluiu a formação necessária para atuar como soldado.
A equipe de reportagem entro em contato com a defesa de João Neto para comentar a suspensão. Os advogados informaram que ainda devem analisar a decisão e emitir uma nota de posicionamentos sobre o assunto na sequência.
João foi solto na terça-feira, 13, mas segue com medidas cautelares, como o monitoramento eletrônico. A soltura, dada pelo 2° Juizado de Violência de Maceió, foi confirmada pela advogada Mia Chen ao UOL. O processo está em segredo de justiça e outros detalhes não foram divulgados.
*Informações UOL
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!