Pular para o conteúdo
Brasil

Tarcísio veta projeto de lei que prevê educação climática nas escolas de SP

Entre as razões para barrar a proposta, o governador afirmou que já existem programas da gestão estadual com objetivos semelhantes ao do PL
Agência Estado -
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. (Foto: Divulgação / Governo de SP)

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) vetou, de forma integral, um (PL 80/2023) aprovado pela Assembleia Legislativa (Alesp) que propunha o ensino de climática nas escolas paulistas. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado de na terça-feira, 8. Entre as razões para barrar a proposta, o chefe do Palácio dos afirmou que já existem programas da gestão estadual com objetivos semelhantes ao do projeto de lei.

O projeto, de autoria do deputado Guilherme Cortez (PSOL), determinava a inclusão temática da Educação Climática no programa da rede de ensino do Estado de São Paulo, como um conteúdo complementar às outras disciplinas da grade curricular

“Entende-se por Educação Climática a temática através da qual se possibilitará ao indivíduo a construção de valores sociais, conhecimentos, atitudes, habilidades e competências quanto às ações de prevenção, mitigação, adaptação e resiliência relacionadas às mudanças do clima”, diz a proposta, em um dos seus artigos.

Na justificativa, Cortez destaca a ocorrência de eventos climáticos extremos provocados pelas mudanças climáticas, e os alertas de especialistas sobre as consequências da emissão desenfreada de gases de efeito estufa. “Estamos a ponto de chegarmos ao momento de ‘não retorno’, levando os ecossistemas ao colapso e à irreversibilidade”, afirma o deputado.

Na sequência, ele lembra que a Agenda 2030 das Nações Unidas (ONU) determina que uma das ações que devem ser tomadas contra as mudanças climáticas “é a melhora na educação para aumento da conscientização e da capacidade”.

“Desta forma, explícita está, não somente a necessidade de se trabalhar a temática em torno do clima dentro de sala de aula de forma transversal e interdisciplinar, como também a urgência em capacitar profissionais de educação nesta área. Garantindo assim, um processo de ensino-aprendizagem em diálogo e em consonância com os temas mais relevantes e urgentes da atualidade”, completou o parlamentar.

Governador afirma já existir programas semelhantes

No entanto, Tarcísio de Freitas vetou a proposta. Para isso, ele citou dois programas da gestão estadual que possuem objetivos semelhantes ao do projeto de lei: o Programa Escola Mais Segura e o Programa de Alfabetização Ambiental.

“O (…) ‘Programa Escola Mais Segura’, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e a , trata, entre outros assuntos, de riscos e mudanças climáticas, desastres hidrometeorológicos e adaptação baseada em ecossistemas”, afirmou o governador.

Já Programa de Alfabetização Ambiental, diz Tarcísio, é semelhante ao projeto de Cortez porque, entre os objetivos da medida, está a “promoção e o desenvolvimento de temáticas socioambientais no ensino público, alinhadas ao Currículo Paulista, e a transformação das escolas em locais de aprendizagem socioambiental”.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Acampamento Terra Livre debate democracia e direitos indígenas

Moradores da Aldeia Porto Lindo são atendidos em ação com serviços jurídicos

Receita recebe mais de 9 milhões de declarações do Imposto de Renda

Homem atacado por enxame de abelhas é salvo por motorista na BR-163

Notícias mais lidas agora

Caminhoneiro denuncia sumiço de alterações em registro e aciona Detran-MS na Justiça

Após mais de 20 casos de mordida de peixe com ‘dentes humanos’, Praia da Figueira segue interditada

Santa Casa de Campo Grande deve R$ 250 milhões aos bancos

Justiça ordena construção de unidade de tratamento de resíduos sólidos em Paranaíba

Últimas Notícias

Polícia

Familiares procuram por adolescente que desapareceu no Jardim Tijuca

“Saiu sábado por volta das 17 horas, e até agora não tive notícias", disse a mãe

Sem Categoria

‘Quem vai pagar essa conta mais uma vez são prefeitos’, reclama Paes sobre projeto do IR

A fala se dá em meio à pressão de governadores e prefeitos sobre o impacto

Sem Categoria

Com mais de 140 veículos, Detran-MS está com leilão aberto até dia 14 de abril

O Detran-MS está com leilão aberto em três modalidades até o próximo dia 14 de abril. Na modalidade de leilão de veículos que podem circular, são oferecidos 87 lotes de motocicletas. No lote número 52, uma Honda FAN 2019, com lance inicial de R$ 2.273. Neste momento, o órgão tem mais de 140 veículos que … Continued

Esportes

Goiânia e São Luís sediarão Jogos Universitários Brasileiros Atléticas

São quatro anos de mandato e os primeiros desafios pela frente