Pular para o conteúdo
Brasil

Gripe aviária: cai para 10 o número de casos investigados; nenhum é em granja comercial

O Brasil já confirmou 171 casos de influenza aviária
Agência Estado -
(Foto: Ari Dias, AEN)

O Ministério da Agricultura investiga atualmente 10 casos suspeitos de influenza aviária em vários Estados do Brasil. Segundo atualização da Plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, feita às 19h desta sexta-feira (6), nenhuma das investigações ocorre em granjas comerciais. Os casos em andamento envolvem criações domésticas e aves silvestres.

Entre as suspeitas em criações domésticas estão episódios envolvendo galinhas de subsistência nos municípios de Lábrea (AM), Castanhal (PA), Itaituba (PA), Campinápolis (MT), Novo Cruzeiro (MG) e Alegre (ES).

Já entre os casos em aves silvestres, estão as investigações em Santo Antônio do Monte (MG), com um pombo; Mateus Leme (MG), com um cisne-negro; (MG), com uma coruja-orelhuda, e em Angra dos Reis (RJ), com um albatroz-de-sobrancelha.

O Brasil já confirmou 171 casos de influenza aviária: 167 em animais silvestres (163 em aves e 4 em leões-marinhos), 3 em criações de subsistência e 1 em granja comercial, registrado em Montenegro (RS), em maio.

Essas investigações são corriqueiras no sistema de defesa nacional, já que a notificação é obrigatória. A influenza aviária de alta patogenicidade (vírus H5N1) é uma doença de notificação obrigatória imediata aos órgãos oficiais de defesa sanitária animal do País. Produtores rurais, técnicos, proprietários, prestadores de serviço, pesquisadores e demais envolvidos com a criação de animais devem notificar imediatamente os casos suspeitos da doença ao Serviço Veterinário Oficial (SVO). O Brasil já realizou mais de 2.500 investigações de suspeitas de aviária desde maio de 2023, quando houve a primeira ocorrência em ave silvestre, segundo o Ministério da Agricultura.

Até o momento, há apenas um caso confirmado de gripe aviária em granja comercial no País, em Montenegro, em um matrizeiro de aves na Região Metropolitana de , no Rio Grande do Sul. No total, o País já registrou 167 casos da doença em animais silvestres no País (sendo 163 em aves silvestres e 4 em leões-marinhos), 3 focos em produção de subsistência, de criação doméstica, e 1 em produção comercial.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fluminense se atrapalha, mas vence Ulsan e fica a um empate das oitavas no Mundial

Trump confirma que Estados Unidos atacaram usinas nucleares do Irã

Homem é baleado e outro fica ferido após ataque em Água Clara

santa catarina

Piloto e dono de empresa do balão que caiu em Santa Catarina podem ser presos, diz polícia

Notícias mais lidas agora

acidente

Ferrovias abandonadas e rodovias precárias expõem descaso que resultou em tragédia na BR-262

Luz no céu de MS intriga amigos: meteoro, lixo espacial ou ‘sinal de guerra’?

feminicidio ms doralice casa

MS registra 16º caso de feminicídio: Doralice foi morta a facadas dentro de casa

delegacia de maracaju

Suspeito do feminicídio de Doralice ameaçou a própria mãe há quatro anos em MS

Últimas Notícias

Mundo

Locais que EUA atingiram no Irã representam núcleo da infraestrutura nuclear iraniana

Irã afirma que seu programa nuclear é para fins pacíficos

Polícia

VÍDEO: Homem é preso após agredir ex-namorada em Nova Alvorada do Sul

Suspeito não aceitou fim do relacionamento e chegou ameaçar vítima de morte

Famosos

Benedito Ruy Barbosa recebe alta e deixa hospital após um mês internado

Escritor tinha insuficiência renal

Cotidiano

Entrega de medicamentos para idosos tem novo local a partir de segunda em Três Lagoas

Baixa procura e pedido de usuários motivou mudança