Pular para o conteúdo
Brasil

MP apura se ordens de ataques no RN foram repassadas por advogados de facção

Força Nacional já está no estado para controlar situação
Agência Estado -
Ataques no Rio Grande do Norte. (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

As autoridades do investigam se as ordens dos ataques em várias cidades do Estado partiram de líderes da facção Sindicato do Crime, que estão presos, e foram transmitidas pelos advogados da organização. Desde a noite de segunda-feira, 13, houve registros de veículos queimados e tiros a bases da polícia, além de outros crimes. O Ministério da Justiça enviou a ao Estado após pedido da governadora Fátima Bezerra (PT).

Um dos principais suspeitos de ser mandante da série de ataques é José Kemps Pereira de Araújo, que estava em uma penitenciária da Grande Natal desde janeiro e foi transferido para um presídio federal nesta terça-feira, 14, sob forte escolta policial. Ele é considerado fundador do Sindicato do crime, que comanda as cadeias potiguares.

Preso em janeiro pela em Pernambuco, Araújo responde a pelo menos 20 processos envolvendo homicídios, organização criminosa, tráfico de drogas e porte ilegal de armas Segundo o Estadão apurou com fontes envolvidas na investigação, a hipótese é de que ele possa ter usado o trânsito dos advogados para passar recados para os crimes nas ruas.

Os “gravatas”, como são conhecidos os defensores constituídos pelos presos dentro do grupo criminoso, são os responsáveis por manter a comunicação alinhada entre as lideranças presas, as que estão em liberdade e os que funcionam como “operários” na estrutura da organização criminosa, conforme investigação do Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Antes de ser transferido, José Kemps Pereira de Araújo cumpria sentença em uma cela isolada dos demais presos, sem energia elétrica nem contato com os policiais penais. As suspeitas relativas ao ordenamento dos ataques recaem, segundo fontes ouvidas pelo Estadão, aos advogados e também familiares que mantiveram contato com o preso.

Nesta quarta-feira, 15, o Ministério Público informou que uma das advogadas presas na Operação Carteiras, em 2022, foi condenada a quase cinco anos de prisão. Segundo a sentença, a advogada Mona Lisa Amélia Albuquerque de Lima, considerada a “coordenadora dos Gravatas” por se intitular como chefe do esquema de troca de mensagens, teve a pena fixada em quatro anos, nove meses e cinco dias de reclusão. Ela é tida como uma integrante da facção.

Segundo as investigações, ela organizava e cobrava relatórios para os criminosos custodiados e repassava orientações aos membros soltos da organização, bem como transmitia mensagens e preocupações dos chefes da facção que se encontram custodiados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Suzano abre inscrições para curso gratuito com pagamento de bolsa-auxílio de R$ 1.400

Eduardo Bolsonaro anuncia que larga mandato para continuar nos EUA

VÍDEO: Jogadores vão à arquibancada brigar com a própria torcida no RJ

Após denúncias, filho e sobrinho de subprefeito de  Sanga Puitã são presos presos com fuzil e pistola na fronteira

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Suspeito de matar Vinicius a golpes de faca foi preso em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Profissionais da educação protestam contra demissões em Sidrolândia

Manifestantes alegam que receberam aviso de demissões em massa na última semana, com término dos contratos previsto para quinta-feira (17)

Política

Federação União/PP mantém presidência em MS com Tereza e mira 3 federais em 2026

Enquanto comando nacional ficará sob liderança do União, em MS Progressista segue na 'chefia' do futuro partido federado

Polícia

Padrasto é preso em flagrante em Dourados por abuso sexual de enteadas

Delegada de plantão solicitou um exame do médico legista, que confirmou sinais recentes de abuso nas duas crianças

Famosos

Caio Castro assume namoro com ex-atriz da Globo; conheça ela

Caio Castro deu uma nova chance ao amor e assumiu o relacionamento com Vitoria Bohn, ex-atriz da TV Globo; saiba que é ela