Moraes vota para condenar mais oito pessoas por atos do 8 de janeiro
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela condenação de mais oito réus dos atos golpistas de 8 de janeiro. O plenário virtual do STF começou a julgar nesta sexta-feira (13) o quarto grupo de acusados pelas manifestações que terminaram em depredação dos prédios sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário […]
Agência Brasil –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela condenação de mais oito réus dos atos golpistas de 8 de janeiro. O plenário virtual do STF começou a julgar nesta sexta-feira (13) o quarto grupo de acusados pelas manifestações que terminaram em depredação dos prédios sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no início do ano, em Brasília.
Nesta leva, estão sendo julgados pessoas presas dentro do Palácio do Planalto. O julgamento desse grupo acaba no próximo dia 20. Relator dos processos relativos ao 8 de janeiro, Moraes votou por penas de 3 a 17 anos, além do ressarcimento de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.
Até agora, Moraes tinha votado por penas a partir de 12 anos. No entanto, nesta leva, o ministro propôs pena de três anos para dois réus, por considerar que eles tiveram menor grau de participação na depredação ao Planalto.
Os réus respondem às seguintes acusações: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e deterioração de patrimônio tombado.
Confira os réus e as penas definidas por Moraes:
- Raquel de Souza Lopes, de Joinville (SC): 17 anos de prisão;
- Cibele da Piedade Ribeiro da Costa Mateos, de São Paulo: 17 anos de prisão;
- Charles Rodrigues dos Santos, de Serra (ES): 14 anos de prisão;
- Gilberto Ackermann, de Balneário Camboriú (SC): 17 anos de prisão;
- Fernando Placido Feitosa, de São Paulo: 17 anos de prisão;
- Fernando Kevin da Silva de Oliveira Marinho, de Nova Iguaçu (RJ): 17 anos de prisão;
- Felipe Feres Nassau, de Brasília (DF): 3 anos;
- Orlando Ribeiro Júnior, de Londrina (PR): 3 anos.
Paralelamente, o plenário virtual do STF está julgando a terceira leva de acusados até o dia 16. Ao todo são sete réus, cinco presos no Palácio do Planalto e dois dentro do Congresso Nacional.
Notícias mais lidas agora
- Justiça mantém prisão de dupla por matar Pâmela queimada com gasolina em Campo Grande
- Morre travesti que teve 90% do corpo queimado após discussão em boate de Campo Grande
- Às vésperas de novo aumento da tarifa, Câmara sinaliza liberar milhões de reais ao Consórcio Guaicurus
- Prefeitura terá que aumentar tarifa do Consórcio Guaicurus sob pena de multa de R$ 50 mil por dia
Últimas Notícias
Motorista de carreta que provocou acidente com 39 mortes em MG usou drogas antes de dirigir
Ele foi preso preventivamente
De analista a mecânico automotivo, empresa de operação florestal abre vagas para Água Clara e Bataguassu
Inscrições devem ser realizadas até quarta-feira (22)
Sem medicamentos e com veículos quebrados, Bandeirantes decreta situação de emergência em saúde
Secretaria de Saúde informou que está sem contrato para compra de medicamentos da atenção básica, remédios e materiais hospitalares
Compressor de ar pega fogo em oficina mecânica no interior de MS; ninguém ficou ferido
Uma grande fumaça se formou no local
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.