Pular para o conteúdo
Brasil

Minha Casa, Minha Vida: Lula deve assinar retomada de mais de 5 mil obras

Segundo o ministro, são 170 mil moradias em todo o Brasil que já estão com mais de 90% de conclusão.
Agência Estado -
Compartilhar
Minha Casa, Minha Vida
Minha Casa, Minha Vida terá obras retomadas. (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

No dia em que relançará o Minha Casa, Minha Vida, na próxima terça-feira, 14, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá assinar uma ordem de serviço para retomar mais de 5 mil obras do programa, de acordo com a Casa Civil. O ministro da pasta, Rui Costa, participou na manhã deste sábado, 11, de vistoria nos imóveis do MCMV que serão entregues por Lula durante a agenda, que acontecerá em Santo Amaro da Purificação, na Bahia.

“Aqui em Santo Amaro da Purificação seguimos essa estratégia para concluir as obras rapidamente e poder entregar logo as casas à população. Vamos fazer o mesmo em cidades de todo o país Assim, evitamos a burocracia de ter que contratar outra empresa para fazer os reparos necessários”, disse Rui Costa neste sábado Segundo a Casa Civil, a reforma “rápida” dos imóveis que estavam abandonados foi fruto de uma parceria firmada entre o Governo Federal e o Estado baiano – algo que o Executivo quer reproduzir em outras localidades.

Obras de pavimentação asfáltica, pintura externa, revisão de telhados, bem como serviços de poda de plantas e limpeza da área externa estão entre as intervenções realizadas nos residenciais Vida Nova Santo Amaro e Vida Nova Sacramento, que contam com 684 unidades habitacionais.

Rui Costa disse ainda que o governo está discutindo uma solução jurídica para que Estados e municípios executem serviços de reparo em obras que já estão bastante avançadas, com o fim de acelerar as entregas. Segundo o ministro, são 170 mil moradias em todo o Brasil que já estão com mais de 90% de conclusão.

“Estamos discutindo uma solução jurídica para que estados e municípios, que são mais rápidos na execução desses serviços de reparos, executem esses serviços. Queremos, até o final do ano, entregar essas 170 mil unidades a que me referi. Retornamos com a faixa 1 e esse será o carro-chefe do programa”, afirmou o ministro.

“Quando estive aqui em janeiro, vi esse condomínio que estava concluído há seis anos, iniciado ainda no governo Dilma, e que foi deixado de lado. Retiraram até a segurança do local e aí furtaram quadro de luz, vaso sanitário, entre outras coisas. A determinação do presidente Lula é agilizar os consertos e entregar todos os imóveis”, disse ainda Costa.

Na terça-feira, 14, além de Santo Amaro da Purificação, serão entregues imóveis em outras cidades de forma simultânea. A ideia é que ministros do governo Lula estejam nos outros locais e por meio de um link ao vivo ocorra a comunicação com o presidente, informou a Casa Civil.

Como mostrou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, apesar do relançamento do programa estar marcado para terça, o governo levará mais tempo para de fato engrenar o MCMV em seu novo modelo. A expectativa é a de que a definição de todo arcabouço do novo programa demore meses. Com isso, é possível que as primeiras contratações ocorram apenas no início do segundo semestre.

O período dá margem para o Executivo trabalhar mais intensamente na retomada de obras paradas. Estimativas que circulam no mercado dão conta da possibilidade de quase 40 mil unidades voltadas à população de mais baixa renda serem retomadas neste ano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados