Gripe aviária: Primeiro foco em ave silvestre é registrado em São Paulo

Também foi detectado mais um foco no Rio de Janeiro, em Niterói, igualmente na espécie Thalasseus maximus.
| 06/06/2023
- 09:13
gripe aviaria
Imagem ilustrativa. (Reprodução)

O Ministério da confirmou, nesta segunda-feira (5), o primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) no Estado de São Paulo. A ave silvestre da espécie Thalasseus maximus (trinta-réis-real) foi encontrada no município de Ubatuba, no litoral norte paulista.

Também foi detectado mais um foco no , em Niterói, igualmente na espécie Thalasseus maximus.

Ao todo são 24 confirmações de focos em aves silvestres nos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, e São Paulo. No entanto, destaca o ministério em comunicado, o Brasil continua livre de influenza aviária na criação comercial e mantém seu status de livre de influenza aviária, exportando seus produtos para consumo de forma segura. O consumo de carne e ovos se mantém seguro no País.

 

O governo reforça que todos estabelecimentos ou criações de aves num raio de 10 km dos focos nos Estados são investigados e orientados quanto às medidas de prevenção, conforme prevê o Plano de Contingência de IAAP do Departamento de Saúde Animal. As ações para detecção, vigilância e prevenção da ocorrência do vírus no Brasil continuam ocorrendo de forma conjunta entre o Ministério da Agricultura, o Ministério do (ICMBio e Ibama) e o Ministério da Saúde.

O Ministério da Agricultura reitera que a população evite contato com aves doentes ou mortas. Caso encontre alguma na sua região, acione o serviço veterinário local mais próximo ou realize a notificação por meio do e-Sisbravet.

 

Veja também

O diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, disse neste sábado (9) que...

Últimas notícias