Pular para o conteúdo
Brasil

‘Democracia brasileira foi capaz de resistir’, diz chanceler alemão

Em visita ao Brasil, o chanceler alemão Olaf Scholz se encontrou nesta segunda-feira (30) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, e comentou sobre ataques golpistas ocorridos há três semanas na capital federal. “Gostaria de expressar e reafirmar ao presidente Lula, e a todos os brasileiras e brasileiras, que podem contar com … Continued
Agência Brasil -
(Agência Brasil)

Em ao , o chanceler alemão Olaf Scholz se encontrou nesta segunda-feira (30) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em , e comentou sobre ataques golpistas ocorridos há três semanas na capital federal.

“Gostaria de expressar e reafirmar ao presidente Lula, e a todos os brasileiras e brasileiras, que podem contar com total solidariedade da República Federal da . Os democratas devem cerrar fileiras diante de um ataque de tal maneira ultrajante. A brasileira é forte e foi capaz de resistir a esse ataque, o que é impressionante e serve de modelo”, enfatizou Scholz em coletiva de imprensa, após reunião privada com Lula.

Um pouco antes, ele citou a emoção de ver de perto o Palácio do Planalto, invadido por extremistas há algumas semanas. “Esse encontro me deixa muito emocionado porque as imagens da invasão do Congresso, do Palácio presidencial e do Supremo Tribunal Federal, há três semanas, ainda estão muito presentes na minha e na nossa memória. E ainda podemos ver os resquícios dessa destruição, um sinal para defendermos a democracia”. Os dois líderes se reuniram a sós por cerca de uma hora, seguido de um encontro de trabalho com ministros dos dois países.

A defesa da democracia também esteve em destaque no comunicado bilateral distribuído pelo Palácio do Planalto, após o encontro. Um novo encontro entre Lula e Scholz está previsto para setembro, desta vez na Alemanha. O chanceler da Alemanha também festejou a retomada do diálogo multilateral do Brasil. “Estamos muito felizes pelo Brasil estar de volta à cena mundial e como liderança na América Latina. Vocês fizeram falta, Lula”.

Sobre a agenda bilateral, o chanceler alemão citou o desejo de colaboração especialmente na área ambiental e de mudanças climáticas, incluindo proteção da Floresta Amazônica, ampliação de energias renováveis e transformações econômicas justas, além do avanço do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. “Tema central da nossa cooperação será o futuro do nosso suprimento energético. O Brasil, ator importante para fazer avançar a agenda verde, vocês têm experciência com energias renováveis e hidrogênio verde”, citou.

Mais cedo, o governo dos dois países fecharam um acordo de investimento de 200 milhões de euros, por parte da Alemanha, para medidas de proteção ambiental no Brasil. A parceria foi anunciada ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e a ministra da Cooperação da Alemanha, Svenja Schulze.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Poderão realizar a inscrição para análise curricular de professores temporários da Rede Municipal de Ensino, professores com Nível Superior - Licenciatura Plena

Governo convoca estudantes de licenciatura para segunda chamada do ‘Pé-de-Meia’

VÍDEO: Com obras paralisadas, moradores sofrem com crateras e lamaçal no Ramez Tebet

Papa Francisco

‘Mensagem que ressoará para sempre’, diz indígena de MS que esteve com o Papa Francisco

Com redução de 5% em relação a 2024, Dia das Mães deve movimentar R$ 448,3 milhões em MS

Notícias mais lidas agora

Vaticano divulga que Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca

Canonização de Carlo Acutis só ocorrerá após nomeação de novo Papa

Paróquia de Campo Grande que recebeu bençãos do Papa Francisco monta altar com homenagem

SC: Três embarcações colidem em alto-mar e deixam duas pessoas feridas

Últimas Notícias

Polícia

Homem assassinado em mercado disse a familiar que sua morte havia sido encomendada em MS

Nelson foi executado por dois homens encapuzados

Polícia

Homem acusado de matar cunhado a tiro em fazenda é preso em MS

Vítima estava armado com um facão e teria ido atrás da esposa

Mundo

Governo argentino decreta luto oficial após morte do Papa Francisco

Papa era argentino e não conseguiu, durante seu papado, retornar ao país de origem

Famosos

Em meio à crise financeira, Maria Gladys faz desabafo: “Gasto mais do que tenho”

Atriz revelou que nunca teve contrato fixo com a TV Globo