Clarão registrado no céu chamou atenção de moradores dos estados do e Goiás, na noite desta quinta-feira (24).

O fenômeno durou poucos minutos, mas foi suficiente para render várias publicações e deixar o assunto entre os mais comentados nas redes sociais.

Ao G1, o astrônomo Clayton Gubio, presidente do Instituto de Gunstar, explicou que o registrado foi do tipo “bólido” ou “supermeteoro”, ou seja, que pôde ser visto em diversas regiões.

Gubio afirmou ainda que, desde julho, ocorre a chuva de meteoros “Perseidas”. O fenômeno acabou justamente nessa quinta-feira. “Essa chuva é famosa por gerar esse tipo de meteoro, grande e luminoso”, destacou.

Chuva de meteoros Perseidas em Mato Grosso do Sul

Todos os anos nesta época, quando a Terra passa pela nuvem de poeira e detritos rochosos deixados pelo cometa Swift-Tuttle, os fragmentos se tornam visíveis a olho nu. Em 2023, a janela de observação começou em 14 de julho e vai até o dia 1º de setembro. Porém, seu auge acontecerá neste final de semana.

O melhor horário para visualização está programado para ocorrer entre 21h e 22h45, em Mato Grosso do Sul. Esse ano, a ‘atração espacial' ganhou uma melhoria e o observador pode visualizar entre 40 a 50 meteoros por hora, conforme especialistas.