Pular para o conteúdo
Brasil

Anvisa autoriza realização de exame de análise clínica em farmácias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou norma que permite a realização de exames de análise clínica em farmácias e consultórios. Os exames devem ser realizados nesses espaços somente em caráter de triagem e não substituem o diagnóstico laboratorial convencional. A resolução entra em vigor em 1º de agosto e define uma nova categorização … Continued
Agência Brasil -
(Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária () aprovou norma que permite a realização de exames de análise clínica em farmácias e consultórios. Os exames devem ser realizados nesses espaços somente em caráter de triagem e não substituem o diagnóstico laboratorial convencional.

A resolução entra em vigor em 1º de agosto e define uma nova categorização de serviços de saúde que realizam atividades relacionadas a exames de análise clínica: serviço tipo I (farmácias e consultórios isolados); serviço tipo II (postos de coleta); e serviço tipo III (laboratórios clínicos, laboratórios de apoio e laboratórios de anatomia patológica).

Os serviços tipo I e II são habilitados a realizar coletas e exames de análises clínicas em caráter de triagem a partir de material biológico primário (tecido ou fluido constituinte do organismo humano ou isolado a partir destes que não sofreu alterações no seu estado natural ou que não foi submetido a atividades que visam a preparação para a análise), desde que todas as etapas do exame sejam realizadas após a coleta no próprio estabelecimento. 

“Assim, a norma aprovada possibilita a realização de testes de triagem nos serviços tipo I e tipo II, os quais não ultrapassam o diagnóstico laboratorial convencional e nem o substituem, pois a sua atuação é complementar, com finalidades distintas no atendimento à população”, destacou a Anvisa.

“Os resultados dos testes executados nos serviços tipo I não devem ser usados de forma isolada para a tomada de decisões clínicas. Esses testes devem ser usados como triagem, com vistas a oferecer um ponto de partida objetivo, em conjunto com a rotina de avaliação dos profissionais de saúde, para oferecer o suporte adequado aos pacientes. Portanto, o resultado de um teste rápido necessita da interpretação de profissionais de saúde, que devem associá-lo aos dados clínicos do indivíduo e à realização de outros exames laboratoriais confirmatórios”, reforça a Anvisa.

Em nota, a agência avalia que a nova norma representa um avanço importante em relação à ampliação da lista de serviços executados em farmácias e consultórios, a fim de permitir o melhor acesso da população à assistência à saúde, bem como garantir a qualidade dos exames de análises clínicas no país.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça Federal nega soltura de líder do PCC preso por tráfico internacional de drogas

Jacarés se alimentando no Bioparque Pantanal

Bioparque esclarece se jacarés ficaram agressivos e partiram para cima de tratadores em Campo Grande

Mãe de Eliza Samudio recebe pertences da filha 15 anos depois do assassinato

Após reunião de chanceleres, China diz esperar achar forma de conviver com EUA em ‘nova era’

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro que matou vizinho de porteira a tiros se entrega à polícia em MS

Prefeitura pede na Justiça prazo maior para analisar perícia do Consórcio Guaicurus

Antes do Samu, vidas dependiam do ‘improviso’ de socorristas em Campo Grande

Refis 2025 espera atender 800 contribuintes que deixaram para o último dia nesta sexta-feira

Últimas Notícias

Cotidiano

Com baixa procura de doares no inverno, Hemosul reforça apelo para doação de sangue

Hemocentro atendeu, em média, apenas 55 pessoas nesta semana

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra queda de 3,1% no volume de serviços em maio

Essa é a primeira queda registrada no setor de serviços de MS em 2025

Política

Riedel adota tom diplomático e diz que taxação de Trump afeta diretamente negócios em MS

Governador destacou exportação de 700 milhões de dólares em 2024 para norte-americanos

Trânsito

Motociclista perde controle, bate em meio-fio e poste em avenida de Campo Grande

Motocicleta foi arrastada por 10 metros