Pular para o conteúdo
Brasil

Voto eletrônico: Lewandowski diz que relatório do PL não tem ‘credibilidade’

O magistrado lembrou que as urnas são auditadas
Agência Estado -
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (Agência Brasil)

O ministro Ricardo Lewandowski, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, afirmou neste domingo, 2, que o documento elaborado pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, para, sem provas, tentar lançar dúvidas sobre o sistema eletrônico de votação, é algo ‘absolutamente sem qualquer credibilidade’. O relatório intitulado ‘resultados da auditoria de conformidade do PL no TSE’ já está na mira da Corregedoria-Geral da e do inquérito das fake news, que tramita no Supremo Tribunal Federal.

“Desde o momento em que as urnas eletrônicas foram introduzidas no processo eleitoral jamais se duvidou sobre a certeza e eficácia desse instrumento. Há 25 anos isso funciona. Há sempre os inconformados com os resultados das eleições”, afirmou o ministro, após votar em um colégio em .

O magistrado lembrou que as urnas são auditadas por representantes da sociedade civil, pelos próprios servidores do TSE, pelas Forças Armadas, pela e pelo Tribunal de Contas. “Os cidadãos podem ter certeza de que aquilo que expressarem nas urnas como a sua vontade política resultará na apuração, sem nenhum problema”, frisou.

As alegações contidas no documento a que Lewandowski reagiu foram classificadas pelo TSE como ‘falsas e mentirosas, sem nenhum amparo na realidade, reunindo informações fraudulentas e atentatórias ao Estado Democrático de e ao Poder Judiciário, em especial à Justiça Eleitoral, em clara tentativa de embaraçar e tumultuar o curso natural do processo eleitoral’.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após seis meses de investigação, homem que falsificava whisky é preso em Campo Grande

Palmeiras tem início implacável, derrota o Bolívar e garante liderança geral da Libertadores

VÍDEO: Preso em MS, advogado investigado por esquema de fraudes contra o INSS é transferido ao RS

Inter despacha Nacional e vai definir vaga nas oitavas da Libertadores com o Bahia

Notícias mais lidas agora

vereadora luiza diretor cpi

Luiza pede demissão de presidente da Agetran que deixou de cobrar multas do Consórcio Guaicurus

empresário hrms

Justiça nega pedido de prisão, mas pede uso de tornozeleira para empresário acusado de desvio no HRMS

Empresa pivô de escândalo de corrupção em MT já fechou R$ 69,2 milhões em contratos em MS

Corinthians poupa, mas vence no Uruguai e depende de si para ir ao playoff da Sul-Americana

Últimas Notícias

Esportes

Atlético-MG vence Caracas e depende só de si para ser líder do Grupo H da Sul-Americana

O Caracas permanece com cinco pontos, em terceiro lugar

Polícia

Jovem fica em estado gravíssimo ao ser esfaqueado no abdômen

Jovem foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros

Esportes

Flamengo vence a LDU no Maracanã e encaminha vaga nas oitavas da Libertadores

Flamengo chega à última rodada com os mesmos oito pontos da LDU

Esportes

Fernando Sarney convoca novas eleições na CBF após destituição de Ednaldo

TJRJ proferiu decisão na Ação Civil Pública que determinou o afastamento imediato