Estreia na noite desta terça-feira (08), na plataforma de streaming HBO Max, o documentário ‘Odilon, Réu de Si Mesmo', que traz a história do juiz federal Odilon Oliveira, que ganhou reconhecimento pelo combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro ao longo dos anos de serviços prestados em Mato Grosso do Sul. 

As sentenças por ele proferidas, no entanto, custaram a liberdade do magistrado que vive sob escolta armada diante das inúmeras ameaças que recebe. A produção traz ao público trechos do cotidiano do juiz, relatando a necessidade de estar protegido por seguranças até mesmo quando vai ao mercado ou sai para caminhar, por exemplo.

O recorte é de como se o magistrado vivesse sob um esquema de prisão domiciliar, com inúmeras restrições. Ele proferiu sentenças que condenaram traficantes que lideravam o crime organizado, como e Juan Carlos Abadia. Há registros, inclusive, de ameaças dizendo que ele seria jogado para ser devorado vivo pelos porcos.

O documentário começou a ser gravado em 2016, dirigido por Leandro Lima, e chegou a filmar trechos da campanha política do juiz. Em Mato Grosso do Sul, Odilon foi candidato ao Governo do Estado em 2018, pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista), obtendo 408 mil votos. Apesar de ter levado a disputa para o segundo turno, não foi eleito.