Brasil atinge alta nos números de casos e mortes por . Na última semana, especialistas alertam a população, apesar de vivermos algumas semanas seguidas com números que davam a entender que a pandemia estaria chegando ao fim, um ascensão na quantidade de infectados disparou no último mês.

Em fevereiro as vítimas pela doença estavam diminuindo, mas aumentaram de 672 para 887 na comparação entre as duas últimas semanas de abril, o que equivale uma variação de 31%, segundo dados da Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).

Entre 6 e 12 de fevereiro, a Covid-19 atingiu o auge no número de mortes com o avanço da variante Ômicron, com 6.246 vítimas. As informações são do Portal R7.

“Realmente está aparecendo um aumento [de mortes por Covid]. É cedo para afirmar que vão subir ainda mais, mas algo está acontecendo”, declarou Pedro Hallal, que é professor do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Federal de Pelotas e o infectologista.

“É muito difícil saber o que pode ter causado isso. Se é alguma variante nova, se é o ou a liberação das máscaras Acho que é um pouco de cada uma dessas coisas”, opina.

O painel revela também um aumento no volume semanal de infectados. Eram 95.577 de 17 a 23 de abril e passaram a 102.582 nos sete dias seguintes.