O retomou na manhã deste domingo (9) as buscas por desaparecidos no acidente do cânion no lago de Furnas em Capitólio, Minas Gerais. Três pessoas continuam desaparecidas e sete foram encontradas sem vida, após o desabamento de pedras no lago, neste sábado (8).

Segundo informações do O Globo, mergulhadores iniciaram as buscas a partir das 5h de hoje, mas embarcações e o sistema de comando de operações continuaram os trabalhos durante a madrugada.

Havia sido informado que o número de seria de 20, mas no fim da noite de ontem foi atualizado para três pessoas, pois parte das vítimas sobreviventes estava sem contato e foram em busca de socorro por conta própria em hospitais da região. Cerca de 27 pessoas foram atendidas nas unidades, segundo a corporação.

corporação informou que foi acionada por volta do meio-dia por funcionários que trabalham nas proximidades da ponte do Turvo. Eles relataram aos agentes a ocorrência de uma cabeça d'água na região dos cânions, que teria provocado o rolamento das pedras. As causas do acidente, contudo, ainda não foram elucidadas. Os bombeiros calculam que as pedras caíram de mais de cinco metros de altura.

Dos 32 feridos contabilizados, ao menos 27 já receberam atendimento na Santa Casa de Capitólio e foram liberados. Quatro estão internados em hospitais nas redondezas da cidade: Dois na Santa Casa de Piumhi, com fraturas expostas e dois na SC de Passos que estão estáveis. Nenhuma vítima foi identificada até o momento.

Resgate

Ao menos 40 militares estão no local, entre bombeiros de Passos, que fica 74 km de Capitólio; Piumhi, a 23 km da localidade, além de membros da Marinha. As guarnições contam com mergulhadores, além de aparato técnico especializado, como o helicóptero Arcanjo 08, equipado com estrutura de evacuação aeromédica par transporte de vítimas em estado grave.

Vídeos

Imagens feitas por passageiros de um lancha que circulava na área turísticas mostram o momento em que a pedra se desprende, cai no lago e atinge embarcações. Segundos antes do deslizamento, os autores do vídeo tentam avisar sobre a tragédia.