Brasil

Taxa de transmissão do coronavírus no Brasil atinge menor marca desde o início da medição

Segundo o Imperial College de Londres, taxa de transmissão do vírus no Brasil é de 0,60

Renata Barros Publicado em 12/10/2021, às 11h54

None
Foto: Reprodução/Agência Brasil

A taxa de transmissão do coronavírus no Brasil atingiu a menor marca desde que começou a ser registrada, em abril de 2020, segundo o Imperial College de Londres. Atualizado nesta segunda-feira (11), o índice de transmissibilidade chegou a 0,60.

Ou seja, cada 100 pessoas infectadas com a Covid-19 transmite a doença para outras 60 pessoas. Pela margem de erro das estatísticas, essa taxa pode ser maior (de até 0,79) ou menor (de 0,24). Nesses cenários, cada 100 pessoas com o vírus infectariam outras 79 ou 24, respectivamente.

A menor taxa registrada até então foi em novembro de 2020, com 0,68. No entanto, nesse período foi registrado o “apagão de dados” a respeito da doença pelo Ministério da Saúde.

No entanto, mesmo com a queda da taxa de transmissibilidade, especialistas reforçam que medidas de biossegurança precisam continuar sendo seguidas pela população, como higienização das mãos, uso de máscara e álcool em gel, e evitar aglomerações de pessoas. "O pior que poderia nos acontecer agora, que estamos com menos casos, seria aliviar as medidas. Isso aumentaria a oportunidade para que o vírus fosse transmitido de pessoa para pessoa", afirmou o médico e diretor de Emergências Sanitárias da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), Ciro Ugarte em entrevista à BBC News Brasil.

Jornal Midiamax