Neste sábado (23), o divulgou o novo balanço da quantidade de brasileiros que pretendem se vacinar contra o coronavírus. Com seis pontos a mais, o índice subiu para 79%.

A última pesquisa havia sido realizada entre 8 e 10 de dezembro de 2020. Assim, no novo levantamento, 17% afirmaram que não pretendem se vacinar, mesmo com o agravo da pandemia.

Já outros 4% não souberam responder à pesquisa. Neste levantamento, 2.030 pessoas foram ouvidas entre 20 e 21 de janeiro deste ano. Duas vacinas foram aprovadas para uso emergencial no Brasil: a Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan; e a Covishield, produzida em uma parceria da de Oxford, farmacêutica britânica e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Por fim, nesta edição da pesquisa, o Datafolha perguntou o que os brasileiros acham do controle da pandemia no país. Assim, 62% dos entrevistados afirmaram que a pandemia está completamente fora do controle. Outros 33% afirmaram que a situação está controlada e 2% não souberam responder.