Prestes a ser realizado, método de vestibular da UFMS é questionado por grupo de professores
Professores querem cartilha de redação e que a universidade estabeleça uma nota de corte para correção da prova discursiva
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um grupo de professores de cursinhos pré-vestibulares de Campo Grande está questionando o método de avaliação do vestibular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O caso não é novo e já foi até judicializado, em 2020, por um dos professores, Sérgio Campos, que dá aula de redação, e continua sendo questionado este ano. A prova será realizada no próximo dia 5 de dezembro.
Este ano, o mesmo grupo de professores somados a pais de alunos e alunos enviaram duas cartas abertas à reitoria da universidade, solicitando que alguns pontos fossem readequados para o vestibular de 2022.
O grupo pede basicamente duas mudanças principais: a primeira a produção de uma “cartilha de redação aos candidatos”, com exemplos de redações de edições de processos seletivos anteriores e orientações para produção de texto adequada às expectativas da banca avaliadora dos exames da UFMS e UEMS (esse modelo de Cartilha ocorre com o ENEM/INEP) e a segunda o alinhamento aos principais vestibulares do Brasil (Fuvest, UFGD, Unemat, UEL, UNESP), adotando nota de corte para a correção das redações.
“Dessa forma o volume de redações vai diminuir, melhorando a qualidade da correção dos membros da banca que corrige a prova”, disse o professor Sérgio sobre o segundo o ponto.
Em nenhuma das solicitações houve resposta, por isso o grupo prepara uma terceira carta ainda na esperança de que alguma mudança ocorra antes do dia 5 de dezembro. “A nossa maior dificuldade é preparar o aluno para a prova da UFMS porque nunca sabemos os critérios”.
O que diz a universidade
A UFMS se defende dizendo que para o processo seletivo de 2022 foi criado o Manual do Candidato, uma cartilha que apresenta a Universidade, seus campi e cursos, e explica detalhadamente os dois meios de ingresso próprios (Vestibular UFMS e PASSE), bem como o Sisu.
“Além disso, o Manual também aponta para o conteúdo programático das provas e inova ao dar orientações e dicas para a redação. Nele também é explicado como a redação é avaliada”, diz trecho da nota enviada ao Midiamax. O Manual do Candidato – Vestibular e PASSE 2022 está disponível neste link.
Notícias mais lidas agora
- Motorista morre carbonizado em acidente com carreta na MS-276
- VÍDEO: Campo-grandenses são trolados no Centro em época de compras para o Natal
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é assaltado e ladrão leva R$ 8 mil na Mata do Jacinto
Às autoridades, a vítima informou que o autor do crime estava armado com uma pistola
Gusttavo Lima é internado após desconforto e cancela agenda deste sábado
Gusttavo Lima, aos 35 anos, precisou cancelar o show que tinha agendado para este sábado (21) em São Paulo, após ser levado às pressas a um hospital. O cantor, que faria parte do line-up do festival VillaMix, começou a sentir fortes sintomas de um desconforto gastrointestinal e, apesar de ter recebido atendimento médico inicial, o…
Entregador de aplicativo furta cartão de crédito de cliente na Vila Moreninha II
A Polícia Civil investiga o crime
Homem procura delegacia após ter carro danificado por colisão no Cohafama
O autor da acidente fugiu do local sem deixar nenhuma informação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.