Candidatos ao Vestibular da UFMS ( Federal de Mato Grosso do Sul) têm relatado dificuldades para acessar informações sobre a prova desde a divulgação do resultado preliminar. Alunos contam que não conseguem acessar a redação no site da organizadora, a Fapec (Fundação de Apoio à e Ensino). Outros chegaram a se deparar com a redação de outro candidato. Diante da situação, candidatos reclamam das irregularidades e do prazo curto para interpor recurso. Em nota, a organizadora do certame disse que estuda prorrogar o prazo.

Professor de redação em cursinho em , Sérgio Campos conta que tem recebido diversas reclamações dos alunos. O prazo para interpor recurso ao resultado preliminar já termina nesta quarta-feira (24), mas os candidatos não estão conseguindo acessar a redação. 

“Os alunos entram na plataforma e não têm acesso à redação. A Fapec diz a eles que não há problema nenhum, mas quando os alunos entram no site, não dá certo”, conta. O professor conta que fará uma mobilização nas redes sociais com os alunos, para que a organizadora prorrogue o prazo para os recursos. 

Um dos candidatos, José Arthur, de 19 anos, resolveu colher prints e vídeos com os problemas enfrentados pelos alunos. José é candidato ao curso de Direto da UFMS, mas não estava conseguindo acessar o espelho da redação. O acesso só foi possível por volta das 9h30 desta quarta (24).

Enquanto isso, outros candidatos ainda não conseguiram conferir a redação corrigida. “Eu quero saber como eu vou pedir recurso, sendo que eu não tenho acesso à redação”, reclamou uma outra candidata.

O aluno ainda conversou com outros vestibulandos, que enfrentam problemas diversos. Candidatos ainda têm recebido a redação trocada, geralmente de outro candidato, que têm o nome parecido ou o mesmo sobrenome. A lista de relatos colhidos por José é grande: recebeu a redação de Ionara, Fernanda recebeu a redação de Esther e teve até candidato com a nota da redação zerada. 

Em nota, a Fapec ressalta que o resultado preliminar foi divulgado na segunda-feira (22) e que o prazo para solicitar recursos é de dois dias após a divulgação das notas, sendo assim, o período para interposição de recurso se encerra hoje, à meia-noite.

“A equipe da Fundação atendeu ontem todas as demandas dos candidatos via telefone e e-mail, canais oficiais de suporte para solucionar dúvidas e demais queixas. O atendimento continua nesta quarta-feira e estará disponível a todos enquanto houver demanda. A Fapec, mais uma vez, em compromisso com a lisura dos processos seletivos, reforça o compromisso em atender, acolher e resolver as solicitações dos candidatos. Por isso, a diretoria da Fundação estuda, junto à UFMS, a possibilidade de ampliar o prazo para que os alunos entrem com recurso. Caso seja possível, informaremos a todos sobre a nova definição”.