Pular para o conteúdo
Brasil

“Não tinha como prever o que ocorreria em Manaus com essa cepa”, diz Mourão

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), disse nesta sexta-feira (15) que não havia como prever a situação de colapso em Manaus (AM), que ele atribui à nova cepa do coronavírus identificada no estado. “Você não tinha como prever o que ia acontecer com essa cepa que está ocorrendo em Manaus. É totalmente diferente do […]
Arquivo -

O vice-presidente da República, (PRTB), disse nesta sexta-feira (15) que não havia como prever a situação de colapso em (AM), que ele atribui à nova cepa do coronavírus identificada no estado. “Você não tinha como prever o que ia acontecer com essa cepa que está ocorrendo em . É totalmente diferente do que tinha acontecido no primeiro semestre (do ano passado)”, afirmou a jornalistas, publicou o jornal Correio Braziliense.

O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (15) ter sido notificado na última quarta (13) pelo estado sobre um caso confirmado de reinfecção pela nova cepa variante da covid-19. “No dia 12 de janeiro, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) do estado do Amazonas identificou uma variante do coronavírus em uma mulher de 29 anos de idade, com sintomas leves da doença”, pontuou.

O sistema de saúde da capital amazonense entrou em colapso com o crescimento do número de infecções e com falta de oxigênio nas unidades de saúde. Uma das principais empresas fornecedores, a White Martins, disse em comunicado que havia informado no início do ano a situação aos governos federal e estadual. A situação tornou-se caótica na última quinta-feira (14), com relatos de pacientes morrendo asfixiados em leitos de internação.

Diante do colapso, o governo estadual anunciou a transferência de 235 pacientes. Nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde informou que a transferência de 149 pacientes a oito capitais (São Luís, Teresina, João Pessoa, Natal, Goiânia, Fortaleza, Recife e ), já estava garantida, e que se daria por via aérea. O transporte será feito em parceria com o Ministério da Defesa por duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).

Questionado sobre medidas de fechamento completo das atividades (‘lockdown’) no Amazonas, o vice-presidente afirmou que “aí é um problema do governo estadual, da prefeitura”. “Aí são eles que estão no terreiro e deveriam ter tomado as medidas necessárias no momento certo”, disse.

Perguntado se acreditava que a medida era necessária, respondeu: “Não é nem questão de ter um ‘lockdown’, é você comunicar à população que ela tem que manter determinadas regras no intuito de não se contaminar numa velocidade tal que o sistema de saúde não consiga absorver. Aí você tem que entender a característica do nosso povo. O nosso povo não tem essa imposição de disciplina”.

Na última quinta-feira (14), o governador Wilson Lima (PSC) decretou toque de recolher em Manaus das 19h às 6h para conter o avanço da covid-19.

“Além do que pode”

O vice-presidente disse ainda que o governo federal está fazendo “além do que pode” para combater a crise na capital do Amazonas. “O governo está fazendo além do que pode, dentro dos meios de que a gente dispõe”, afirmou. O general disse que “as coisas não são simples” na região, e que Manaus é a cidade mais populosa da Amazônia Ocidental. “Você só chega lá de barco ou de avião. Então, qualquer manobra logística para você, de uma hora pra outra, aumentar a quantidade de suprimentos lá, requer meios”, disse. (Informações do Correio Braziliense)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados