Ministério da assina contrato para 10 milhões de doses da vacina russa Sputnik
O Ministério da Saúde assinou nesta sexta-feira (12) contrato para compra de 10 milhões de doses da Sputnik V, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo instituto russo Gamaleya. Além do ministério, alguns governadores e prefeitos também anunciaram seus próprios acordos para fornecimento de doses. As informações são do G1. Cronograma previsto pelo ministério: 400 mil […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério da Saúde assinou nesta sexta-feira (12) contrato para compra de 10 milhões de doses da Sputnik V, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo instituto russo Gamaleya. Além do ministério, alguns governadores e prefeitos também anunciaram seus próprios acordos para fornecimento de doses. As informações são do G1.
Cronograma previsto pelo ministério:
400 mil doses até o final de abril
2 milhões no fim de maio
7,6 milhões em junho
A vacina ainda não tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no Brasil. Para apoiar a comercialização no país, os desenvolvedores firmaram parceria com a farmacêutica brasileira União Química.
“Agora, para que possamos efetivamente aplicar a Sputnik, só necessitamos que a União Química providencie com a Anvisa, o quanto antes, a autorização para uso emergencial e temporário” – Elcio Franco, secretário-executivo do Ministério da Saúde
De acordo com o ministério, a União Química afirmou que pretende fabricar o imunizante no Brasil, em São Paulo e no Distrito Federal.
A possibilidade de produção 100% nacional será avaliada pelo Ministério da Saúde nas próximas semanas e pode levar à concretização de outro acordo comercial.
Acordos com estados e municípios
Governadores e prefeitos também anunciaram nesta sexta-feira (12) acordos para compra da Sputnik. O governador da Paraíba, João Azêvedo, anunciou que o Consórcio Nordeste apresentará nesta sexta proposta ao Fundo Soberano Russo para comprar 39,6 milhões de doses da vacina.
Em Minas Gerais, Belo Horizonte anunciou a compra de 4 milhões de doses e Betim, 1,2 milhão. Na quinta-feira, Maricá (RJ) anunciou a compra de 400 mil doses.
As compras anunciadas por governadores e prefeitos ocorrem após a sanção da lei federal 534/2021, que permite a compra por estados, municípios e pelo setor privado de vacinas contra a Covid-19.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
UEMS de Campo Grande tem 319 vagas abertas em 17 cursos e sem exigência de vestibular
Inscrições vão até o dia 6 de novembro
Leila Pereira descarta contratação de Gabriel Jesus: ‘Não vem para o Palmeiras’
Presidente do Palmeiras, Leila Pereira descartou neste sábado a contratação de Gabriel Jesus. Sonho antigo do clube paulista, o atacante não está nos planos da dirigente. O jogador, cria da base palmeirense, foi vendido ao Manchester City em 2016 e defende atualmente o Arsenal. “Eu falo claramente para nosso torcedor: não é verdade. Infelizmente, Gabriel…
Inscrições para o concurso público dos Correios seguem abertas
Taxa de inscrição varia entre R$ 39,80 e R$ 42
Ponta Porã Linha do Tempo
“Um Estado se torna forte através de governantes visionários e corajosos”. prof. Me. Yhulds G. P. Bueno.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.