As escolas estaduais de já estão liberadas para retornar com as aulas presenciais a partir desta segunda-feira (8), caso cumpram os protocolos de proteção contra a .

O ensino público do estado de São Paulo possui cerca de 3,3 milhões de alunos, divididos em 5.100 escolas do estado. Essas unidades estão autorizadas a funcionar de forma híbrida, com parte do ensino virtual e parte na escola novamente

A retomada será gradativa, em esquema de rodízio entre os alunos, com 35% dos estudantes presentes a cada dia, segundo publicado no portal G1.

Os 35% valem para todas as cidades do estado que estão nas fases vermelha e laranja do Plano SP de flexibilização. Já nas cidades que estão na fase amarela, a capacidade total é de até 70% dos estudantes.

A previsão do governo paulista é de, após este retorno, reavaliar a retomada em percentuais maiores. Vale lembrar que as escolas particulares já foram autorizadas ao retorno no dia 1° de fevereiro e as escolas da rede municipal da capital paulista devem retornar dia 15.