Bandeira do Brasil ‘índios, negros e pobres’ vai para museu de arte moderna do Rio
Em 2019, em seu bicampeonato, a mangueira apresentou uma nova bandeira do Brasil, com cores diferentes e ao centro, ao invés de “Ordem e progresso”, colocou “Índios, negros e pobres”. Por chamar muito atenção, um objeto carnavalesco terá um destino um pouco diferente, a bandeira está sendo colocada no Museu de Arte Moderna do Rio. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em 2019, em seu bicampeonato, a mangueira apresentou uma nova bandeira do Brasil, com cores diferentes e ao centro, ao invés de “Ordem e progresso”, colocou “Índios, negros e pobres”. Por chamar muito atenção, um objeto carnavalesco terá um destino um pouco diferente, a bandeira está sendo colocada no Museu de Arte Moderna do Rio.
A peça foi criada pelo carnavalesco Leandro Vieira, o desfile da mangueira em 2019 teve o tema “História para ninar gente grande” e no encerramento foi apresentada a bandeira reinventada. No lugar do verde, amarelo e azul, visa-se o verde e rosa, da Estação Primeira.
Após o desfile, a bandeira ganhou muito destaque nas redes sociais, foram milhares de compartilhamentos. Após tanto destaque, a peça poderá ser vista de perto novamente, pois ficará em exposição no museu.
Leandro afirma que esse é mais um passo importante no estreitamento entre o dito meio “tradicional” das artes e o carnaval.
“Acho que nesse momento de não-folia e de lutas pelo reconhecimento da atividade, é muito bacana um artista que cria exclusivamente para o carnaval ganhar espaço na arte contemporânea. O registro dos trabalhadores instalando a bandeira aqui no MAM transmite a ideia de uma nova ordem, a construção de um novo Brasil.”
Em 2020, o carnavalesco também foi indicado ao Prêmio Pipa, o primeiro em 11 anos que pôde ver seu trabalho em um dos catálogos mais prestigiados sobre arte contemporânea.
Notícias mais lidas agora
- Servidor federal que bateu carro no Camelódromo de Campo Grande é solto com fiança de R$ 5 mil
- Carro cai em lagoa e quatro pessoas morrem afogadas no interior de MS
- ‘Irmandade’: Abalados, colegas de trabalho lamentam morte de policial em delegacia de Campo Grande
- Envolvido em latrocínio de PM há 10 anos morre em confronto com o Choque no Jardim Colúmbia
Últimas Notícias
Especialistas apontam desafios para restrição de celular nas escolas
Lei proíbe o uso dos celulares nas escolas públicas e privadas
Caminhonete capota em acidente na BR-060 entre Campo Grande e Sidrolândia
Corpo de Bombeiros de Campo Grande foi acionado
Juízes substitutos são empossados em solenidade no TJMS
Novos juízes substitutos foram recepcionados pelos desembargadores
Saúde lança campanha sobre importância do programa Mais Médicos
O programa Mais Médicos foi criado em 2013
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.