Título de honoris causa de Lula é restabelecido após juiz alegar engano
O ex-presidente Luiz Inácio da Silva voltou a ser doutor honoris causa da Uneal (Universidade Estadual de Alagoas). O título de Lula havia sido anulado pelo juiz Carlos Bruno de Oliveira Ramos, que mudou sua decisão há quatro dias alegando um “comando dado no sistema, de forma não voluntária”. Honoris causa é um título honorífico […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ex-presidente Luiz Inácio da Silva voltou a ser doutor honoris causa da Uneal (Universidade Estadual de Alagoas). O título de Lula havia sido anulado pelo juiz Carlos Bruno de Oliveira Ramos, que mudou sua decisão há quatro dias alegando um “comando dado no sistema, de forma não voluntária”.
Honoris causa é um título honorífico concedido por universidades a pessoas eminentes, que não necessariamente possuam uma graduação acadêmica.
O título havia sido retirado de Lula após uma ação popular da advogada Maria Tavares Ferro, que é candidata a vereadora pelo PSDB em Maceió, conforma publicado no portal Yahoo.
O magistrado da 4ª Vara Cível de Arapiraca (AL) explica na nova sentença, divulgada nesta quarta-feira (14), que o ato do conselho deliberativo da universidade concedeu o título ao ex-presidente em 2012 e a ação da advogada foi impetrada em 2017, ultrapassando o prazo máximo de cinco anos para a reclamação.
O magistrado deixa claro que a anulação do título do ex-presidente foi liberada de “forma inadequada”.
“A sentença foi liberada nos autos digitais de forma inadequada, possivelmente por algum comando dado no sistema, de forma não voluntária, uma vez que a minuta ainda em edição estava na fila de processos em elaboração e acabou sendo finalizada juntamente com outras decisões corrigidas no mesmo dia.”
O argumento de Maria Tavares Ferro na ação original era de que o título a Lula era “lesivo ao patrimônio público em razão do desvio de finalidade”.
Título doutor honoris causa
Lula recebeu o título de doutor honoris causa da Uneal em 23 de agosto de 2017, em Arapiraca (AL), oito meses antes de ser preso por condenação do então juiz Sergio Moro. Na então data, o ex-presidente participava de uma caravana pelo Nordeste.
No total, o petista coleciona 35 títulos de doutor honoris causa de universidades brasileiras e internacionais.
Notícias mais lidas agora
- Com 12 mulheres eleitas, mais que dobra número de prefeitas em Mato Grosso do Sul
- Lembra deles? De Trutis a Picarelli, confira políticos que não se elegeram vereadores em Campo Grande
- Justiça nega novo pedido de censura de Beto Pereira e confirma: denúncias do Detran-MS não são fake news
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Com novatos campeões de votos, Câmara de Dourados reelege 10 vereadores
Nova formação inclui nomes já conhecidos e 11 estreantes na política
Hamas e Israel: um ano de guerra é marcado com expansão do conflito e mais de 42 mil palestinos mortos
Milhares de pessoas morreram, outras ficaram gravemente feridas e o centro do conflito entre os dois, a Faixa de Gaza, foi arrasada
Governo de MS contrata R$ 2,3 bilhões do BNDES para investir em rodovias
Os investimentos são para 540 km de pavimentação e 250 km de restauração de vias estaduais
Mãe de MC Ryan SP se pronuncia após filho agredir mulher: “Tomei medidas”
MC Ryan SP foi exposto por agredir Giovanna Roque, mãe de sua filha; agora, a mãe do funkeiro se pronunciou sobre a postura do herdeiro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.