OMS espera mais informações sobre vacina da Pfizer antes de pedidos de liberação
A Organização Mundial da Saúde (OMS) espera mais informações sobre a vacina contra covid-19 da Pfizer antes de que os pedidos de liberação às agências reguladoras sejam efetivados, afirmou nesta quarta-feira, 11, Kate O’Brien, diretora de vacinas da organização. Em resposta a questionamentos sobre imunização, O’Brien sinalizou que em 2021, qualquer vacina, incluindo a da […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
“Não se pode cortar tempo nas fases de processamento e segurança, mas é possível economizar em burocracia e logística”, afirmou Soumya Swaminathan, cientista-chefe da OMS. A cientista incentivou a produção de mais imunizantes, indicando que não é “por conseguirmos uma vacina, que devemos parar”, já que há a possibilidade de a eficácia não ser a mesma em todas as populações, como a exemplo de grávidas. As temperaturas de armazenamento das vacinas foram vistas como um desafio logístico, mas foi ressaltado que há tecnologias disponíveis, como o gelo seco.
Sem precisar uma porcentagem, a OMS considerou que a imunização entre 60 e 70% da população é necessária para impedir a propagação do vírus. “Não há evidência no momento de mutações atrapalhando a imunização, mas é algo a se observar”, indicou Swaminathan, que fez referência ao influenza, que é constantemente estudado para verificar se alterações podem tirar a eficácia de imunizantes.
Outro fator que o tempo trará evidências necessárias para se conhecer melhor é a permanência da imunidade, não se descartando que possa durar apenas um ano, como aventado no caso da Pfizer. Sobre pausas nos testes, O’Brien indicou que “demonstram que há seriedade com a segurança, e que são um processo normal”.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Moraes proíbe acesso aos prontuários de mulheres que realizaram aborto
A decisão foi motivada por notícias publicadas pela imprensa sobre solicitações de acesso
Polícia é acionada em casa com cães abandonados e filhote morto no Noroeste
Cães muito magros sem comida, além de um filhote morto
Banco Central aprova pagamento de boletos por Pix
O Banco Central aprovou nesta quinta resolução que moderniza o tradicional boleto
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.