Pular para o conteúdo
Brasil

Hospital de Campanha do Rio é esvaziado mesmo com decisão judicial contra

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou no início da tarde deste sábado (18) que já transferiu todos os pacientes que estavam internados no Hospital de Campanha do Maracanã. O esvaziamento foi anunciado nesta sexta-feira (17) e a retirada concluída, mesmo com a decisão judicial que determinou a permanência dos pacientes […]
Arquivo -

A Secretaria de Estado de Saúde do informou no início da tarde deste sábado (18) que já transferiu todos os pacientes que estavam internados no Hospital de Campanha do Maracanã. O esvaziamento foi anunciado nesta sexta-feira (17) e a retirada concluída, mesmo com a decisão judicial que determinou a permanência dos pacientes na unidade.Hospital de Campanha do Rio é esvaziado mesmo com decisão judicial contra

No início da tarde de sexta, a Secretaria Estadual de Saúde informou que 26 pacientes do hospital do Maracanã e oito do de São Gonçalo estavam em processo de transferência devido ao término do contrato com a Iabas (Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde). No grupo, 23 pacientes estavam em unidades de terapia intensiva.

Ainda na sexta, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e a do Estado do Rio de Janeiro foram à Justiça para impedir o esvaziamento dos hospitais. Segundo os órgãos, o Governo do Estado estava desrespeitando decisões anteriores que determinavam o funcionamento dos hospitais e colocando em risco grave e irreversível a vida dos pacientes.

A decisão judicial que atendeu a esse pedido foi divulgada na noite da sexta. A juíza Aline Maria Gomes Massoni da Costa, da 14ª Vara da Fazenda Pública do Rio, determinou que a admissão de novos pacientes nos hospitais não fosse suspensa e decidiu que os que já estavam na unidade e ainda não haviam sido transferidos deveriam ser mantidos.

Tanto na noite de sexta quanto no início da tarde deste sábado, a Secretaria Estadual de Saúde informou que ainda não havia sido notificada da decisão judicial e prosseguiu com as transferências. Em nota ao meio-dia deste sábado, a secretaria informou que ainda havia um paciente em cada um dos hospitais de campanha. Cerca de uma hora depois, a secretaria afirmou que o último paciente internado no Maracanã foi transferido para o Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Apesar do esvaziamento, a secretaria nega que esteja fechando os hospitais de campanha. Ontem, o órgão disse que a Fundação Saúde, que é estadual, irá ceder profissionais para atuarem nas unidades. Na tarde de hoje, a secretaria reforçou que as unidades continuarão abertas e em condições de receber novos pacientes, caso seja necessário.

Fim do contrato

A SES justifica que decidiu retirar os pacientes dos hospitais porque, no último dia 14, a OS Iabas teria comunicado que suspenderia seus serviços com o término do contrato neste sábado.

A organização social contesta essa versão. Em nota divulgada ontem, o Iabas diz que solicitou a rescisão do contrato, mas não pediu o fechamento dos hospitais. A OS afirma que não foi informada previamente da decisão da SES e acusa o governo de falta de  na gestão.

A OS lembra que o governo do estado já havia decretado intervenção nos hospitais de campanha. “Desde a intervenção decretada no dia 2 de junho, todas as ações relacionadas a esses hospitais passaram a ser determinadas pela Fundação Saúde, que, no entanto, seguiu utilizando a mão de obra e os fornecedores de serviços e insumos contratados pelo Iabas.”

O Iabas foi contratado em março para construir e gerir sete hospitais de campanha no estado do Rio de Janeiro, mas uma série de denúncias em contratos emergenciais firmados pela SES levaram à prisão de um ex-subsecretário e um ex-secretário da pasta. Os hospitais do Maracanã e São Gonçalo foram os únicos que foram entregues, mas com atraso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasileiro é preso por direção perigosa e sem CNH na Linha Internacional

Celulose impulsiona novo padrão de vida em Inocência e desafia município a acompanhar o ritmo do progresso 

UFGD abre 167 vagas em cursos de graduação exclusivas para pessoas com 60 anos ou mais

BBB 25: Enquete revela eliminação no último Paredão antes da final; veja

Notícias mais lidas agora

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Confira a programação: Fiéis católicos se reúnem no Sábado Santo em expectativa e vigília pascal

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Com 241 milímetros em 24 horas, chuva alaga ruas e casas em Campo Grande

Últimas Notícias

Política

Confira quais vacinas para cães e gatos podem virar gratuitas em Mato Grosso do Sul

Projeto apresentado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) inclui 15 imunizantes considerados essenciais

Política

Em semana ‘reduzida’ com feriadão, vereadores aprovaram Lei ‘Anti-Oruam’ e outros três projetos

PL proíbe Prefeitura de Campo Grande de apoiar, divulgar e contratar shows abertos ao público infantojuvenil que envolvam apologia ao crime organizado ou uso de drogas

Cotidiano

Confira a programação: Fiéis católicos se reúnem no Sábado Santo em expectativa e vigília pascal

No Sábado Santo, a Igreja permanece em oração junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua Paixão e Morte, aguardando com fé e esperança a Ressurreição de Cristo

Transparência

Justiça prorroga acordo que pode arruinar patrimônio de um dos sindicatos mais ricos de MS

Escritório de Advocacia cobra R$ 24,6 milhões do sindicato; se conta for paga, entidade sindical perde sedes erguidas em Campo Grande e interior de MS