Governo abre canal virtual para funcionários realizarem denúncias trabalhistas

Nesta semana, o Governo Federal, através da Secretaria de Trabalho, do Ministério da Economia, lançou um canal virtual para funcionários realizem denúncias trabalhistas durante a pandemia do novo coronavírus. A ferramenta é um auxílio para os trabalhadores que desejam fazer uma reclamação contra a empresa e não tenha que sair de casa. Os servidores que […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nesta semana, o Governo Federal, através da Secretaria de Trabalho, do Ministério da Economia, lançou um canal virtual para funcionários realizem denúncias trabalhistas durante a pandemia do novo coronavírus. A ferramenta é um auxílio para os trabalhadores que desejam fazer uma reclamação contra a empresa e não tenha que sair de casa.

Os servidores que atuavam nesta área de forma presencial poderão ser deslocados para outras atividades. A secretaria acredita também que a nova ferramenta trará redução de custos com as fiscalizações.

Para denunciar a empresa na época de pandemia, o trabalhador precisa cadastrar o CPF e uma senha no site do Governo Federal. Não é possível realizar denúncia anônima, mas o Governo explica que os dados dos denunciantes ficarão sigilosos e não serão divulgados no curso de uma possível fiscalização.

A secretaria crê que a pessoa possa demorar em torno de 15 minutos para firmar a denúncia. Referente ao caso do trabalho análogo ao de escravo, não é exigida a identificação do denunciante, mas a reclamação deverá ser feita em outro sistema, o Ipê, no site do governo.

Conteúdos relacionados