Covid-19: Governo Federal zera estoque de equipamentos de proteção a profissionais de saúde
O Ministério da Saúde zerou o estoque de esquipamentos de proteção para profissionais da área que estão atuando no combate à pandemia de coronavírus no país, informou hoje reportagem do jornal carioca O Globo. A pasta distribuiu 40 milhões de itens a estados e municípios e tenta comprar cerca 720 milhões de produtos, sendo 200 […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério da Saúde zerou o estoque de esquipamentos de proteção para profissionais da área que estão atuando no combate à pandemia de coronavírus no país, informou hoje reportagem do jornal carioca O Globo.
A pasta distribuiu 40 milhões de itens a estados e municípios e tenta comprar cerca 720 milhões de produtos, sendo 200 milhões de máscaras.
O Globo ainda afirma que fornecedores chineses de parte da encomenda alegaram não poder entregar conforme combinado, devido à alta demanda em decorrência da pandemia. Uma compra robusta do Estados Unidos, segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, fez com que alguns contratos brasileiros “caíssem”.
Diante do problema, o Ministério da Saúde teria recorrido a outros selecionados e espera receber do quinto fornecedor. No entanto, o ministro ressaltou receio de que, em cima da hora, a empresa informe que não pode entregar.
Mandetta destacou, porém, que por enquanto as secretarias locais de Saúde estão abastecidas com o material. No entanto, o pico da epidemia é previsto para este e os próximos dois meses. O ministro fez um apelo a gestores estaduais e municipais que também façam suas compras de equipamentos de proteção individual. As declarações sobre problemas nas compras foram dadas em coletiva de imprensa na Palácio do Planalto nesta quarta-feira.
Mandetta disse que, no caso de respiradores, importantes para pacientes graves, fornecedores que já tinham sido contratados disseram que não tinham mais estoque para atender.
Ontem, o ministro recomendou o uso de máscaras de TNT (tecido-não-tecido) até para os brasileiros que não estiverem apresentando os sintomas, mas precisem sair de casa. Ele afirmou que negociou a confecção de máscaras desse material com setores da indústria têxtil.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
De almoxarife a zelador, Funsat oferta 2.156 vagas de emprego em Campo Grande
A lista de vagas inclui oportunidades temporárias e para PCDs
Inquérito apura medidas adotadas pela Santa Casa após denúncia de formigas em paciente
Família denunciou situação em paciente idoso com traqueostomia
Empresário tenta recurso, mas Justiça mantém bloqueio de bens por golpe de R$ 48 milhões em MS
Empresa prometia lucros exorbitantes em investimentos aos clientes
Paulo Mathias é demitido do SBT quatro dias após fim do Chega Mais: “Gratidão”
Após 10 meses, Paulo Mathias é demitido do SBT; desligamento do comunicador aconteceu quatro dias depois do fim do Chega Mais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.