A  Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) irá realizar de forma inteiramente virtual seu primeiro congresso, sob o tema “Realidade e Futuro da universidade federal” nos dias 17 e 18 de junho.

O objetivo é que as universidades apresentem suas experiências e reflexões diante dos impactos provocados pela Covid-19 e que os colégios e fóruns da associação realizem debates transversais, centrados em cada uma das dimensões de atuação da Andifes, como extensão, pesquisa, planejamento, gestão, tecnologias da informação, comunicação e assistência estudantil.

O servidor da , Luciano Gonda, é o coordenador do Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES (CGTIC) e participará dos debates transversais representando o colégio que coordena, bem como a Universidade.

Segundo ele, o CGTIC organizou duas atividades principais para o congresso. “A primeira delas está relacionada ao decreto 10.332 do , em que todos os órgãos de administração pública devem ter um Plano de Transformação Digital. A segunda atividade está relacionada ao acesso à internet para alunos, esse é o tópico principal e o estudo realizado atende a demanda específica da pandemia, mas engloba também ações futuras para melhorar a estrutura de internet tanto de acadêmicos quanto de docentes, para melhorar o ensino nas universidades federais”, conta.

Esses debates serão realizados no dia 17 e o saldo das reuniões será apresentado no dia 18 a reitores, pró-reitores e convidados, e ao pleno da Andifes. O congresso será encerrado com uma conferência sobre as relações humanas e políticas no Brasil, hoje e no futuro após a pandemia, ministrada pelo filósofo e professor da Unicamp, Roberto Romano.

“Esse congresso é uma iniciativa extremamente importante para agregação aos diversos colégios e fóruns de assessoramento e, além disso, permite que a comunidade acadêmica acompanhe as ações da Andifes nas diversas áreas e que a Andifes faça ações integradas para atender demandas específicas”, afirma Gonda.

De acordo com ele, um exemplo desta integração é a necessidade de soluções para questões que surgiram com a pandemia do coronavírus. “Uma dessas demandas específicas é que nesse momento de pandemia, o oferecimento de ferramentas e de conexão de internet deve ser alinhado às atividades acadêmicas, para que o ensino remoto possa ser executado pelas universidades”.

O evento é aberto ao público e será transmitido pelo link conferenciaweb.rnp.br/webconf/andifes. (Informações da assessoria)