Cerca de 3,8 mil brasileiros ainda aguardam repatriação, diz Itamaraty
O governo federal informou nesta segunda-feira (27) que cerca de 3,8 mil brasileiros ainda estão retidos em 74 países. Até agora, segundo números atualizados pelo Ministério das Relações Exteriores, 17.770 pessoas conseguiram retornar ao país com apoio das embaixadas e consulados brasileiros no exterior. Os números foram divulgados no comunicado interministerial divulgado diaria…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governo federal informou nesta segunda-feira (27) que cerca de 3,8 mil brasileiros ainda estão retidos em 74 países. Até agora, segundo números atualizados pelo Ministério das Relações Exteriores, 17.770 pessoas conseguiram retornar ao país com apoio das embaixadas e consulados brasileiros no exterior. Os números foram divulgados no comunicado interministerial divulgado diariamente pela Casa Civil da Presidência, para atualizar as ações do governo no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.
Desde março, por causa da disseminação da covid-19 pelo mundo, dezenas de países determinaram o fechamento de fronteira com fortes restrições à aviação comercial, fazendo com que milhares de brasileiros ficassem retidos no exterior. A maioria deles teve o voo cancelado pelas companhias aéreas. A repatriação tem sido feita a partir de uma articulação envolvendo o Ministério das Relações Exteriores e companhias aéreas, incluindo o fretamento de voos em alguns casos. Há um próximo voo programado da Nova Zelândia para o Brasil, com escala no Chile, no dia 1º de maio, que deverá trazer centenas de pessoas.
Um comboio de quatro ônibus com 136 brasileiros, oriundo de Buenos Aires, chegou nesta segunda-feira em Uruguaiana (RS), cidade fronteiriça com o Uruguai. As embaixadas brasileiras no Kuwait e na França acompanham o caso de 11 brasileiros que embarcaram no Bahrein e fazem conexão em Paris, antes de retornarem ao Brasil.
Os brasileiros que estão retidos no exterior e precisam de auxílio para retornar ao país devem preencher o formulário de assistência consular, disponível no site do Ministério das Relações Exteriores. A inscrição é necessária para que o governo organize os procedimentos de repatriação.
Notícias mais lidas agora
- BNDES libera R$ 18,5 milhões de crédito para expansão da internet banda larga em MS
- VÍDEO: Motociclista morto na Ernesto Geisel foi arremessado ao bater de frente com carro em Campo Grande
- Homem é assassinado com tiros na cabeça e tórax dentro de carro em Ladário
- Guerra de facções: ‘Tico’ é executado com oito tiros pelo Comando Vermelho; cinco são presos
Últimas Notícias
Índice de Confiança do comerciante da Capital registra o maior crescimento dos últimos 12 meses
Otimismo dos comerciantes pode ser reflexo das perspectivas para o fim de ano, diz economista
Atleta de MS conquista título do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia
Arthur Mariano joga ao lado de Adryelson. Atleta nasceu em Ilha Solteira-SP, mas cresceu em Três Lagoas-MS
Atraso no pagamento do piso salarial e falta de reajuste geram revolta entre funcionários do HRMS
Além dos atrasos recorrentes no pagamento retroativo do piso salarial, funcionários denunciam que não tiveram reajuste horas extras, conforme anunciado pelo Governo do Estado
Suspeito reage à abordagem e morre em confronto com a Polícia Militar em Jardim
Ele morreu já no Hospital Marechal Rondon
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.