Após saída de Weintraub, Bolsonaro começa a receber cotados ao MEC

Após a saída de Abraham Weintraub da chefia do MEC (Ministério da Educação) na última quinta-feira (18), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já começa a receber candidatos à pasta, nesta terça-feira (22). Conforme apurou o Metrópoles, um dos mais cotados para o cargo é o secretário de educação do Paraná, Renato Feder. Ele, inclusive, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Após a saída de Abraham Weintraub da chefia do MEC (Ministério da Educação) na última quinta-feira (18), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já começa a receber candidatos à pasta, nesta terça-feira (22).

Conforme apurou o Metrópoles, um dos mais cotados para o cargo é o secretário de educação do Paraná, Renato Feder. Ele, inclusive, deve ir a Brasília se encontrar com Bolsonaro, nesta terça. A conversa já estaria bastante ‘adiantada’ em relação ao posto já que até o próprio governador do Paraná, Ratinho Júnior, seria um dos padrinhos da indicação do secretario para o MEC.

A aposta do governador do Paraná ao intermediar a indicação de Feder é tentar garantir algumas das políticas educacionais do MEC, como a implantação das escolas cívico-militares, uma das bandeiras do secretário, ao estado.

O governo busca um sucessor para Weintraub, que será o terceiro ministro da educação de Jair Bolsonaro – antes dele Ricardo Vélez Rodriguez ocupou o posto. Abraham Weintraub foi exonerado após recorrentes desgastes com os outros Poderes e a criação de uma crise diplomática com a China, o que vinha rendendo demonstrações públicas de insatisfação por parte do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e membros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Weintraub era um dos nomes mais fortes da chamada ala ideológica do governo, composta majoritariamente por seguidores da doutrina do guru do bolsonarismo, Olavo de Carvalho. Feder não compartilha do mesmo perfil de Weintraub. O secretário já foi CEO de uma gigante nacional do ramo de tecnologia, e tem formação em economia e administração.